Neste 20 de novembro de 2021, a Federação Nacional dos Urbanitários – FNU –  completa 70 anos de muita luta e conquistas. Parabéns a todos que fizeram e fazem parte dessa história!

Há 70 anos, no dia 20 de novembro de 1951, era fundada a Federação Nacional dos Urbanitários – FNU. De lá pra cá, os trabalhadores(as) do ramo – setores de energia elétrica, saneamento, gás e meio ambiente – fizeram história, enfrentaram a ditadura militar e lutaram – muito – pela ampliação dos direitos trabalhistas, por democracia e justiça social.

A história da entidade e de suas principais lideranças faz parte dos principais desafios e conquistas da classe trabalhadora em todo o país.

Em 1990, a FNU se filia à Central Única dos Trabalhadores – CUT – e começa a liderar, juntamente com os sindicatos, a luta contra a privatização das empresas de saneamento e do setor elétrico, que perpassou os governos Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso e continua ainda mais forte hoje no governo de Jair Bolsonaro. A FNU tem lutado lado a lado com seus sindicatos contra a política neoliberal atual, que retira direitos básicos da população, inclusive com a destruição da CLT.

Reajuste salarial, manutenção dos direitos, questões de segurança no local de trabalho, plano de cargos e salários, Programa de Participação nos Resultados (PPR), vale-alimentação são apenas alguns exemplos de pautas coletivas defendidas. Mas a luta vai mais muito além. Ela é incansável pela manutenção e criação de postos de trabalho, e a crescimento da renda do trabalhador(a).

As decisões tomadas pelos governantes também afetam, e muito, a vida do trabalhador(a) urbanitário(a). Por isso, a Federação sempre esteve junto as principais mobilizações, greves e ações efetivas na tentativa de barrar os retrocessos trabalhistas – que tanto têm prejudicado a classe trabalhadora.

Uma entidade sindical não é formada apenas pelos seus dirigentes, muito pelo contrário, o que dá forças à luta sindical são os milhares de trabalhadores e trabalhadoras que fazem parte do ramo. São eles(as), unidos(as) com seus representantes, que mudam os rumos não somente de uma negociação salarial, mas também os rumos do país.

Parabéns a todos e todas que fizeram e fazem parte dessa história: respeito ao aprendizado do passado, união e resistência no presente pelos direitos do amanhã!

Desde o final de 2020, a FNU iniciou o  processo de transição para se fundir, em futuro próximo e de forma definitiva, à CNU – Confederação Nacional dos Urbanitários. A CNU dará sequência a essa história de 70 anos de lutas e conquistas dos trabalhadores(as) urbanitários(as)!