O segundo dia (quinta-feira, 13/4) do 11° ENU também foi um importante momento de palestras e debates de grande interesse para os trabalhadores urbanitários.

Logo pela manhã, o tema de debate foi a renovação das concessões das distribuidoras de energia.
Gustavo Teixeira Ferreira da Silva (economista do Ilumina) e Carlos Alberto Alves (SINERGIA/CUT-SP/FRUSE) fizeram a apresentação do tema e suas implicações.

A coordenação da mesa foi de Alicéia Alves Araújo (SINERGIA-MS-/FURCEN).

Aposentadoria especial


Na segunda mesa do dia, os urbanitários discutiram sobre a aposentadoria especial e representação dos trabalhadores terceirizados e de novas fontes de energia.

O diretor de assuntos parlamentares do IBDP, Dr. Diego Cheruli fez uma apresentação sobre a aposentadoria especial e, em seguida, Elvio Marcos Vargas (CNU/SINERGIA-MS/ FURCEN) abordou, mais especificamente, a temática da representação dos terceirizados. A mesa é coordenada pela Alicéia Alves Araújo (SINERGIA-MS/FURCEN).

Privatização da Corsan


No período da tarde, um dos temas foi a privatização da CORSAN e as estratégias de luta dos trabalhadores da companhia gaúcha, protagonizadas pelo Sindiágua-RS. A apresentação foi do presidente do Sindicato, Arilson Wünsch. Na coordenação da mesa, Cecília Marion (SINERGIA-SC).

Marco Legal do Saneamento

A quarta mesa do dia no ENU “Exposição sobre a proposta de alteração do Marco Legal de Saneamento”, contou com apresentações do Dr. Luiz Alberto Gurjão Sampaio de Cavalcante Rocha (advogado/FNU);
Edson Aparecido da Silva (ONDAS/FNU); Dr. Wladimir Ribeiro (ONDAS); Fábio Giori Smarçaro (SINDAEMA-ES/FNU). Na coordenação da mesa, Janete Rodrigues da Silva (STIU-AC/CNU).

Plano de Previdência Complementar

No encerramento do dia, os urbanitários debateram os ataques aos planos de previdência complementar realizados pelas empresas privatizadas.

Para o debate, foram convidados dois especialistas no tema: Dr. Ricardo Castro (AR Advocacia) e Dr. Luciano Fazia (consultor previdenciário e Fazio Assessoria).
A coordenação da mesa foi de Júlia Margarida de Andrade (SINERGIA-BA/FRUNE).

Atualização em 15/4/23
?
Confira também:
> 11° ENU foi marcado pela qualidade dos debates e das ideias inovadoras; urbanitários saem mais fortes e unidos!
> Alguns momentos do 11º ENU na Galeria de Fotos
> Primeiro dia do ENU debate meio ambiente, gás e energia e diversidade no movimento sindical
> No terceiro dia do ENU, urbanitários debateram o fortalecimento da negociação coletiva e comunicação