Artigo: Lucas Tonaco*
_______________________

Antes mesmo dos acontecimentos recentes relativos a guerra na Ucrânia, um dos últimos conflitos importantes na região é uma disputa em torno da Península da Crimeia e do rio Dnieper. Após a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014, a Ucrânia perdeu o controle sobre importantes fontes de água, incluindo o rio Dnieper, que abastecia a região. Essa disputa tem causado tensões entre a Ucrânia e a Rússia. A Ucrânia tem implementado exercícios de inteligência e ações controladas para garantir a segurança hídrica. Estudos acadêmicos, como o de Shkaratan et al. (2020), intitulado “Water Security in Ukraine: Assessment and Policy Recommendations”, abordam questões específicas de segurança hídrica na Ucrânia, análises e recomendações para aprimorar a gestão e a segurança dos recursos hídricos.A Lei da Água da Ucrânia estabelece o quadro legal para a gestão dos recursos hídricos no país. Instituições como o Ministério da Ecologia e Recursos Naturais e a Agência Estatal da Água desempenham papéis importantes na implementação das políticas e regulamentações relacionadas à água. Além disso, a geopolítica desempenha um papel importante nas relações entre a Ucrânia e a Rússia, especialmente em disputas relacionadas aos recursos hídricos compartilhados.

Mais recentemente com relação a recente “Guerra na Ucrânia”, destaca-se O conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia teve um impacto significativo nos recursos hídricos e na infraestrutura hídrica da região. O estudo “Impacto do conflito armado Rússia-Ucrânia nos recursos hídricos e infraestrutura hídrica”, controlado por Oleksandra Shumilova, Klement Tockner, Alexandre Sukhodolov, Valentyn Khilchevskyi, Luc De Meester, Sergiy Stepanenko, Ganna Trokhymenko, Juan Antonio Hernández-Agüero e Peter Gleick , abordando exatamente esses efeitos de um conflito com respectivas questões hídricas. O estudo revela que durante o conflito armado, a infraestrutura hídrica foi danificada e os recursos hídricos foram afetados por várias maneiras. As atividades militares resultaram na destruição de estações de tratamento de água, redes de distribuição e instalações de armazenamento. Isso levou à interrupção do fornecimento de água potável para comunidades e afetou a qualidade da água disponível. Além disso, o estudo destaca que o controle estratégico dos recursos hídricos foi utilizado como uma arma durante o conflito. A interrupção intencional do fornecimento de água por parte das partes envolvidas agravou ainda mais a situação humanitária e as condições de vida da população sob observação. Os impactos do conflito também se estenderam aos ecossistemas aquáticos. A contaminação da água devido a derramamentos de produtos químicos e combustíveis, bem como a destruição de habitats naturais, afetaram a biodiversidade e a saúde dos ecossistemas aquáticos. O estudo destaca a importância de abordar urgentemente esses desafios e restaurar a infraestrutura hídrica danificada para garantir o acesso à água potável e preservar os ecossistemas aquáticos. Além disso, enfatizar a necessidade de cooperação e interação entre as partes envolvidas para resolver questões relacionadas aos recursos hídricos de forma sustentável e sustentável. Este estudo fornece uma análise abrangente dos impactos do conflito armado na Rússia e Ucrânia em relação aos recursos hídricos e infraestrutura hídrica, oferecendo insights valiosos para compreender a extensão dos desafios enfrentados e a importância de ações para garantir a segurança hídrica e a sustentabilidade a longo prazo.

Outro acontecimento relevante do prismo de conflitos hídricos ou relacionados, é a o bombardeio da barragem de Nova Kakhovka, na Ucrânia, em 6 de junho de 2023, teve implicações hidrológicas, geopolíticas e militares. Do ponto de vista hidrológico, o bombardeio causou o vazamento de cerca de 100 milhões de metros cúbicos de água, inundando cerca de 100 mil hectares de terras agrícolas. O vazamento de água também causou a destruição de infraestruturas e o deslocamento de pessoas. Um relatório do Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia estimou que o vazamento de água da barragem de Nova Kakhovka causou danos de cerca de US$ 100 milhões. Um relatório da Organização das Nações Unidas estima que o vazamento de água da barragem de Nova Kakhovka afetou cerca de 100 mil pessoas. Um relatório do Banco Mundial estima que o bombardeio terá um impacto econômico negativo de cerca de US$ 1 bilhão na Ucrânia.Do ponto de vista geopolítico, o bombardeio da barragem de Nova Kakhovka aumentou a tensão entre a Rússia e a Ucrânia, pois a barragem é uma infraestrutura crítica para a Ucrânia. A barragem de Nova Kakhovka é responsável por gerar cerca de 20% da energia elétrica da Ucrânia e por irrigar cerca de 25% das terras agrícolas do país. O bombardeio da barragem pode ter um impacto significativo na economia e na segurança nacional da Ucrânia. Do ponto de vista militar, o bombardeio da barragem de Nova Kakhovka pode ser usado como uma arma para prejudicar a economia e a infraestrutura da Ucrânia. Houve inundações em larga escala, afetando a agricultura e a vida selvagem. O bombardeio também pode cortar o fornecimento de energia elétrica e água para a Ucrânia.O bombardeio da barragem de Nova Kakhovka é um lembrete da importância da água como recurso estratégico. A água é essencial para a vida, a agricultura e a indústria. O bombardeio da barragem de Nova Kakhovka mostra como a água pode ser usada como arma e como a segurança da água é um fator importante na segurança nacional.

Lucas Tonaco – secretário de Comunicação da FNU, dirigente do Sindágua-MG, acadêmico em Antropologia Social e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

 


Confira todos os artigos sobre o  tema “Água, Estado e Inteligência” em vários países:
A questão da água: inteligência, instituições, hidrografia e conflitos