Nesta segunda-feira (25/3), uma comissão de dirigentes sindicais urbanitários protocolaram, junto à Secretária-Geral da Presidência da República, a Carta Aberta ao Presidente Lula – Em defesa do setor elétrico e de saneamento, assinada por mais de 40 entidades sindicais e da sociedade civil.

A Carta foi escrita ao final do 2º Encontro das Federações Urbanitárias, realizado no último mês (fevereiro/24), em São Paulo-SP, e  destaca as principais preocupações e propostas dos setores elétrico e de saneamento básico para o desenvolvimento sustentável e a justiça social do país, que passa pelo fortalecimento do patrimônio público.

No documento, as entidades destacam que energia e o saneamento são políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento econômico e social. Desta forma, solicitam a “atenção para a luta pela reestatização total do setor elétrico, garantindo a continuidade de todos os profissionais, além da manutenção do saneamento público de qualidade e garantia do acesso aos serviços, sobretudo aos menos favorecidos, evitando assim mais uma violação aos Direitos Humanos.

Ao final do documento, as entidades signatárias soliciam uma audiência para que os urbanitários possam reivindicar a criação de uma secretaria específica para tratar das necessidades dos setores de energia e saneamento.

Leia: Carta Aberta ao Presidente Lula

Conheça também outros documentos finais do 2º Encontro das Federações Urbanitárias:
PLANO DE LUTAS SETOR ELÉTRICO
PLANO DE LUTAS – SANEAMENTO
.  Carta Compromisso Eleições Municipais e o Saneamento Básico