No próximo 22 de março, Dia Mundial da Água, uma sexta-feira, o SINDISAN promoverá a quinta edição da Caminhada da Água, junto com os movimentos sindical, social e popular de Sergipe. Como pauta central da atividade, a luta contra o projeto do Governo do Estado de privatização da água dos sergipanos através da entrega da concessão à iniciativa privada dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, hoje prestados pela DESO e pelos SAAEs.

A concentração para a grande caminhada será mais uma vez na porta da DESO, na rua Campo de Brito, no bairro 13 de Julho, a partir das 7 horas, onde será realizado um ato público em defesa da empresa e também dos SAAEs, e contra a proposta de privatização defendida pelo governador Fábio Mitidieri.

Representantes do SINDISAN, da CUT de Sergipe e de entidades sindicais e do movimento social realizaram reunião preparatória no último dia 12/3, na sede da central, para definir detalhes da Caminhada e o material de divulgação, como o cartaz ao lado.

Para o presidente do SINDISAN, Silvio Sá, diante do avanço acelerado da proposta de privatização da DESO e dos SAAEs, a V Caminhada da Água será um espaço de crítica à entrega de um bem vital e estratégico como a água para o capital privado e os interesses do mercado.

“Será mais uma oportunidade de diálogo com a população em defesa do direito humano de acesso à água e ao saneamento e a importância da DESO como empresa pública e dos SAAEs para a garantia desse acesso de forma universal e com tarifas justas. Será um momento também de denúncia em relação aos interesses escusos por trás dessa privatização e da entrega do maior patrimônio do povo sergipano, que é a DESO, uma empresa superavitária e estratégica, para a iniciativa privada”, destaca Silvio Sá.

“Esperamos contar com o apoio da sociedade e com a presença maciça dos trabalhadores e trabalhadoras da DESO nessa caminhada, em defesa dos empregos mas, acima de tudo, da água e do saneamento como direitos da população”, ressalta o sindicalista .

Sobre a Caminhada

A Caminhada da Água, promovida anualmente pelo SINDISAN, teve a sua primeira edição em 22 de março de 2017. No ano seguinte, a atividade passou a integrar o Calendário Oficial Ambiental do Estado de Sergipe com a sanção da Lei Estadual nº 8.424/2018. Essa foi uma conquista do sindicato, a partir do diálogo com a então deputada estadual Ana Lúcia, do Partido dos Trabalhadores, que apresentou e defendeu a propositura na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), tendo sido aprovada por unanimidade e, em seguida, sancionada pelo então governador Belivaldo Chagas.

Fonte: Ascom SINDISAN