Artigo: Lucas Tonaco*
_______________________

A Colômbia é um país da América do Sul com uma população de cerca de 50 milhões de pessoas. O país tem uma área total de 1.141.748 km², e sua capital é Bogotá. A Colômbia é um país de clima tropical, com uma variedade de ecossistemas, incluindo florestas tropicais, savanas e montanhas. No entanto, enfrenta uma série de desafios relacionados à segurança hídrica, como a escassez de água em determinadas regiões, a degradação da qualidade da água devido à poluição e o acesso desigual aos recursos hídricos entre diferentes grupos sociais. O governo colombiano tem adotado medidas para enfrentar esses desafios e promover a gestão sustentável dos recursos hídricos. A Colômbia tem uma história marcada por conflitos e desafios relacionados à água. Um exemplo significativo é o conflito pelo controle da água na região de La Guajira. Nessa região, comunidades indígenas enfrentam dificuldades de acesso à água potável devido à exploração intensiva de recursos hídricos para a mineração de carvão.

Outro conflito importante ocorre nas áreas rurais, onde comunidades camponesas dependem da água para suas atividades agrícolas. A falta de acesso adequado à água e a disputa pelo uso dos recursos hídricos entre grandes empresas agroindustriais e pequenos agricultores geram tensões e conflitos. A Colômbia possui um sistema legal e institucional para a gestão dos recursos hídricos. A Lei de Águas de 1993 estabeleceu os princípios e diretrizes para a gestão integrada dos recursos hídricos no país. A Autoridade Nacional de Licenças Ambientais (ANLA) é o órgão responsável pela emissão de licenças ambientais e pela fiscalização do cumprimento das regulamentações relacionadas à água.

No contexto dos conflitos étnicos e antropológicos, a Colômbia abriga diversas comunidades indígenas e afrodescendentes que possuem uma relação estreita com a água e seus territórios. A consulta prévia e o reconhecimento dos direitos dessas comunidades são aspectos fundamentais para a tomada de decisões relacionadas à gestão dos recursos hídricos.

Os conflitos econômicos relacionados à água na Colômbia envolvem questões como a competição pelo uso da água entre diferentes setores, incluindo agricultura, indústria e geração de energia. A escassez de água em certas regiões e a necessidade de priorizar seu uso geram tensões e disputas. No âmbito geopolítico, a Colômbia compartilha bacias hidrográficas transfronteiriças com países vizinhos, como Brasil, Peru e Venezuela. A cooperação e a negociação entre esses países são fundamentais para a gestão conjunta dos recursos hídricos e a prevenção de conflitos. Existem vários estudos acadêmicos que abordam os conflitos e desafios relacionados à água na Colômbia. O estudo de García et al. (2018), intitulado “Water scarcity and conflict in Colombia,” examina a relação entre a escassez de água e os conflitos no país, destacando a importância de abordagens integradas para a gestão da água. Relatórios do Instituto de Hidrologia, Meteorologia e Estudos Ambientais (IDEAM) e do Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia fornecem informações valiosas sobre a situação hídrica do país, as políticas implementadas e os dados relacionados à disponibilidade de água, qualidade da água e uso dos recursos hídricos. Essas referências acadêmicas, relatórios e dados contribuem para embasar cientificamente as políticas e ações governamentais em busca de soluções sustentáveis para os conflitos relacionados à água na Colômbia.

Água e Inteligência na Colômbia

O Sistema de Inteligência da Colômbia (SIC) é uma agência de inteligência do governo colombiano responsável por coletar, analisar e distribuir informações sobre ameaças à segurança nacional. O SIC é composto por uma série de departamentos, incluindo o Departamento de Inteligência e Contrainteligência (DIJIN), o Departamento de Segurança Nacional (DNE) e o Departamento de Inteligência Militar (DIM). O SIC está trabalhando para lidar com as mudanças climáticas e a questão da água de várias maneiras. Uma maneira é coletando e analisando informações sobre os impactos das mudanças climáticas na Colômbia. Essas informações são usadas para desenvolver políticas públicas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e para adaptar a Colômbia aos seus impactos.O SIC também está trabalhando para cooperar com outros países para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e da questão da água. A Colômbia é membro de uma série de organizações internacionais que trabalham para essas questões, como a ONU e a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

Alguns relatórios, informações e fontes que apoiam as afirmações acima, começamos pelo Relatório do Banco Mundial sobre o Impacto das Mudanças Climáticas na Colômbia: Este relatório afirma que as mudanças climáticas estão tendo um impacto significativo na Colômbia, causando secas, inundações e outros eventos climáticos extremos. O relatório também afirma que as mudanças climáticas estão levando a uma escassez de água e problemas de saúde. Relatório do Ministério do Meio Ambiente da Colômbia sobre a Estratégia Nacional de Mudanças Climáticas: Este relatório afirma que a Colômbia está comprometido em reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e se adaptado aos efeitos das mudanças climáticas. O relatório também afirma que a Colômbia está trabalhando para desenvolver novas tecnologias para ajudar o país a lidar com as mudanças climáticas.Relatório da Agência de Inteligência da Colômbia sobre as Ameaças às Águas da Colômbia: Este relatório afirma que as mudanças climáticas e a poluição estão causando uma escassez de água na Colômbia. O relatório também afirma que as mudanças climáticas e a poluição estão levando a conflitos sobre a água.

O SIC está comprometido em ajudar a Colômbia a lidar com os desafios relacionados à água. O SIC está trabalhando para coletar e analisar informações, desenvolver políticas públicas e cooperar com outros países para enfrentar esses desafios.

Lucas Tonaco – secretário de Comunicação da FNU, dirigente do Sindágua-MG, acadêmico em Antropologia Social e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

 

 

Confira todos os artigos sobre o o tema “Água, Estado e Inteligência” em vários países:
A questão da água: inteligência, instituições, hidrografia e conflitos