A conquista do Acordo Coletivo beneficiou todos os trabalhadores sem promoção entre 2022/2023

Os benefícios do Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2024 alcançam mais uma vitória da negociação positiva e mobilização da categoria em nossa última campanha salarial.
A partir de 1º de fevereiro/2024, todos os trabalhadores que não tiveram promoção e alteração salarial pelo Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS) terão um reajuste de 2%, que equivale ao crescimento de um estágio na tabela salarial da Copasa. Este reajuste beneficiará mais de 8.500 trabalhadores na empresa.
ACORDO COLETIVO VITORIOSO
No ano passado, a categoria aprovou em sua “Pauta de Reivindicações” a correção dos salários pela inflação e estabeleceu também uma luta por ganho real, além da preservação das demais conquistas dos acordos coletivos anteriores.
Garantimos desde o primeiro momento o reajuste pelo INPC acumulado em 4,14% no período de um ano até a nossa data-base de 1º de novembro. De início, a empresa afirmou a impossibilidade do ganho real, ressaltando que se tratava de uma orientação do Governo para todas as negociações em empresas estatais. Nas negociações, demonstramos, no entanto, que a empresa não seguia a previsão do PCCS para crescimento na carreira dentro da Copasa. A categoria mobilizada chegou, inclusive, a recusar em assembleia a proposta de reajuste apenas pelo INPC.
Em reunião direta entre os presidentes do SINDÁGUA, Eduardo Pereira, e da Copasa, Guilherme Augusto Duarte de Faria, e negociações internas, foi garantida a evolução de um estágio na tabela salarial da empresa entre janeiro e fevereiro.
Colocada novamente em assembleia, a categoria aprovou o Acordo Coletivo, com os 4,14% a partir de 1º de novembro e 2% no início do ano para a grande maioria dos trabalhadores que se enquadra nas condições de promoção. Aplicado um sobre o outro, a evolução salarial para estes mais de 8.500 trabalhadores representa um reajuste global de 6,22%.

Fonte: Ascom Sindágua-MG