A Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) repudia as prisões de Vivian Mendes, presidente estadual da Unidade Popular (UP/SP); Ricardo Senese, metroviário; Lucas Carvente, professor; e Hendryll Luiz estudante da UNIFESP, realizadas de forma arbitrária pela Polícia Militar na Assembleia Legislativa de São Paulo, neste dia 6 de dezembro de 2023, durante a sessão de votação do projeto do governador Tarcísio de Freitas para privatizar a Sabesp (Companhia de Saneamento de São Paulo).

Os manifestantes, em seu legítimo direito de protestar, receberam voz de prisão, após ação truculenta da Polícia Militar, e foram levados à delegacia da 27ª DP, onde passaram a noite e ainda se encontram presos até o presente momento (13h do dia 7/12/2023).

O uso da força policial contra manifestantes que exerciam seu direito democrático de cidadania, atacados violentamente com cassetetes e gás de pimenta, explicita prática antidemocrática do governo do estado.

Nossa solidariedade aos companheiros que se encontram presos e reiteramos nosso repúdio à violência policial praticada, assim como à privatização da maior empresa de saneamento da América Latina –Sabesp.

Estamos juntos e solidários aos que defendem os direitos fundamentais dos cidadãos, como, no caso do episódio deste 6 de dezembro, o direito à água.

7 de dezembro de 2023.

Diretoria da Federação Nacional dos Urbanitários – FNU