Empresa nega todas as reivindicações e ainda propõe somente parte do INPC e a retirada da operadora do plano de saúde da cláusula

É data-base, período em que a empresa deveria negociar com o Sindicato para renovar o acordo coletivo com avanços, reposições e vantagens para os trabalhadores/as, mas a direção da Equatorial Celpa vem para a mesa de negociação tentando fazer tudo ao contrário, propondo a redução e retirada de direitos já conquistados.
Este ano, o absurdo vai além, eles tiveram a desfaçatez de propor repor somente 60% do INPC em parte das cláusulas econômicas, além de negar todas as cláusulas novas e aumento real. Esta semana, estão agendadas duas reuniões, uma terça e outra sexta-feira, dias 7 e 10 de novembro.
Os trabalhadores/as, que fazem de tudo para que a empresa alcance lucros bilionários, ficam a perguntar: cadê o foco em gente? Por que tanta ganância? Por que sempre querer ganhar tirando e prejudicando os próprios trabalhadores/as?
Reação já!
A Equatorial Celpa fatura bilhões em função da sua força de trabalho, ganhou aumento tarifário de 11,07% em agosto deste ano e agora tenta negar todas as reivindicações de seus trabalhadores/as. Isso é um absurdo! É inaceitável! Precisamos reagir, nos mexer, mobilizar, pressionar a empresa a melhorar a proposta, pois sabemos que tem total condição de atender nossas reivindicações!!!
INPC baixo
Até o momento, o INPC (índice que serve de parâmetro para reposição salarial) está em 4,51%, um dos mais baixos dos últimos anos. Ainda não temos o índice de 11/2022 a 10/2023, mas sabemos que dificilmente passará desse patamar. Mesmo sendo um índice baixo, a empresa ainda tem coragem de propor pagar somente 50 ou 60% desse valor nos salários e demais cláusulas econômicas.

Fonte: Ascom Stiupa