Iara Nascimento, secretária-geral da FNU e dirigente do Sindisan-SE e CUT-SE, reuniu-se com Márcio Macedo, Ministro Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, nesta terça-feira (8/11), em Brasília.

A reunião é parte da luta da FNU em defesa das empresas públicas de saneamento e contra as privatizações que estão em processo em vários estados. Iara explica que apresentou ao Ministro as questões que permeiam o saneamento público, como a falta de investimentos e financiamentos, a venda das empresas públicas e o marco do saneamento e seus decretos. O objetivo é sensibilizar o governo para a importância da pauta.

Com relação a privatização de empresas estatais, a secretária-geral da FNU exemplificou com os péssimos resultados apresentados por empresas privadas, como o caso de Macapá, onde a privada não atende quilombolas e indígenas; e em Alagoas e Rio de Janeiro, que apresentam aumentos abusivos nas contas de água. O caso da Corsan(RS) também foi abordado no encontro como exemplo de manobras e licitações mal feitas que visam apenas a entrega do patrimônio público para o setor privado.

A preocupação com a precarização do trabalho e demissões também foi parte da pauta da reunião. Sobre o caso da DESO (SE), a dirigente ressaltou que documento do BNDES, como parte dos estudos encomendado pelo governo de Sergipe, indicou que com a privatização da empresa podem ocorrer a demissão de quase 1 mil empregados efetivos, além de outros 4 mil trabalhadores terceirizados.

O Ministro disse que irá estudar com atenção o tema e irá levar ao conhecimento do conjunto do governo Lula tais reivindicações.