O secretário-geral do Sinergia-MS, Elvio Vargas, participou do Seminário Política Industrial para uma Transição Justa – Setorial Energia, nos dias 26 e 27 de outubro, em Valinhos/SP. O evento foi realizado pela IndustriALL-Brasil e Dieese, com apoio da IndustriALL Global Union e da SASK (Centro de Solidariedade Sindical na Finlândia).

Visando a construção de uma pauta unificada no setor, unindo forças e se organizando nessa construção, os dirigentes sindicais discutiram os impactos das novas tecnologias no setor elétrico, a transição energética e o enfrentamento da pobreza energética.

No seminário, Elvio Vargas falou sobre os trâmites da retomada da Aposentadoria Especial para trabalhadores e trabalhadoras do setor elétrico. É necessário a inclusão de uma emenda que restabeleça a aposentadoria especial aos eletricitários no Projeto de Lei Complementar 42/23, que tramita na Câmara dos Deputados.

O dirigente sindical também disse sobre a questão de representação dos trabalhadores das novas fontes de energia, com os trabalhadores das eólicas e da energia solar. Ele propôs promover um evento específico sobre o assunto.

“Lembro quando discutimos lá atrás, sobre a terceirização, que eu falava: ou representamos os terceirizados ou corremos o risco de um dia, se todo o trabalhador for terceirizado, deixar de existir como sindicato. E o que aprendemos lá em Mato Grosso do Sul: você quer evitar a terceirização? Represente bem o trabalhador terceirizado a tal ponto que inviabilize a terceirização, porque a empresa vai pensar duas vezes antes de terceirizar, porque só terceiriza para ganhar dinheiro em cima de trabalhador”, disse.