O SINTERGIA realizou na tarde da segunda-feira, dia 05 de março, ato na porta de Furnas em protesto contra a tentativa de demissão de 51 portadores de deficiência.  Esta é a segunda atividade realizada no local, pois na véspera do natal de 2017, a direção da empresa também atuou no sentido de dispensar estes trabalhadores e trabalhadoras. Porém, novamente a direção do sindicato conseguiu na justiça barrar essas demissões.

O ato de hoje contou com a presença de diversos parlamentares e militantes. Estiveram presente o Vereador Reimont (PT), o deputado estadual Waldeck Carneiro(PT), o Deputado federal Alessandro Molon (PSB), e o Deputado Federal Glauber Braga (PSOL).

Em todas as falas o compromisso de impedir de todas as formas a demissão destes companheiros e companheiras. Foi destacado também que essa ação é o reflexo do golpe, pois as gestões das estatais estão sendo tocadas sem nenhum compromisso com a sociedade. Como pode ser comprovado na busca insana da privatização do Sistema Eletrobras, que causará impacto negativo para a população brasileira.

A FNU parabeniza a direção do sindicato por fazer essa luta que é tão importante, pois estes trabalhadores portadores de deficiência precisam ser respeitados em seus direitos.