A Assembleia Legislativa do Maranhão, por iniciativa do deputado Zé Inácio (PT), realizou ,no dia 11 de outubro, Sessão Solene para homenagear os 40 anos da Fundação da Central Única dos Trabalhadores, nossa CUT, maior central sindical da América Latina, que nasceu há 40 anos pela decisão política de trabalhadores e trabalhadoras do Brasil, como instrumento de unidade na luta da classe trabalhadora do nosso país.

Todos os presidentes da CUT Maranhão foram homenageados, recebendo uma placa.

A sessão foi presidida pelo deputado Júlio Mendonça e foi composta pela ex-deputada Helena Helluy, pelo superintendente regional do trabalho Nivaldo Araújo, pelo secretário estadual do trabalho Henrique Lula, pelo Presidente atual da CUT Manoel Lages, pelo conselheiro do TCE Washington Luís, ex-presidente da CUT e homenageado Fernando Magalhães, pela co-vereadora do Coletivo Nós Eunice Che, pelos dirigentes da CUT Júlia Reis e Novark.

O STIU-MA tem orgulho de participar dessa construção e de ser filiado à CUT. Sempre estivemos presente na direção estadual da Central. Hoje, nossos dirigentes Aline Marques e Vaner Almeida estão na Direção Estadual. Aline também faz parte da Direção nacional.

A presença dos urbanitários também está na origem. Um dos fundadores mais marcantes na construção da CUT Maranhão é nosso companheiro Fernando Antonio Magalhães, que também é fundador do STIU-MA e seu primeiro presidente. O STIU-MA também esteve na Presidência da CUT em algumas gestões, primeiro com Magalhães e, depois, com Nivaldo Araújo.

A mesma Sessão Solene concedeu o título de Cidadão Maranhense ao nosso companheiro Fernando Magalhães, nascido em Pernambuco.

O titulo é merecidíssimo. Fernando Magalhães é um símbolo da luta da classe trabalhadora e foi figura essencial na construção do sindicalismo maranhense, além de ser cidadão do Maranhão de coração há mais de 40 anos, quando veio de Pernambuco e começou a trabalhar na então Cemar, escolhendo São Luís como morada.

Viva Fernando Magalhães!
Viva a Central Única dos Trabalhadores.

Fonte: Ascom STIUMA