A direção do SINDISAN protocolou, na quinta-feira, 28, a pauta de reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras da DESO para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023-2025. A pauta foi construída e aprovada em assembleia geral da categoria, realizada no último dia 16, na sede do sindicato, com várias contribuições dos filiados presentes, buscando avanços para os desianos. Protocolada a pauta, a direção do SINDISAN aguarda o agendamento da primeira reunião de negociação com a direção da DESO.

A categoria vai lutar para assegurar as conquistas já presentes no atual Acordo Coletivo e alguns avanços. Na pauta, os trabalhadores pedem, entre outros pontos, a manutenção da validade do ACT por dois anos; reposição salarial pelo INPC do período mais R$ 100 de ganho real sobre o salário-base de forma linear; reajuste no Cartão-alimentação com base no índice nacional de preço da cesta básica acumulado dos últimos 12 meses; reajuste do Auxílio-educação em 10%; estabilidade no emprego por 60 meses, em caso de privatização da Companhia.

“São reivindicações definidas em assembleia e que vamos estar colocando na mesa de negociação e lutar por avanços para os trabalhadores e trabalhadoras da DESO. O Brasil e Sergipe vêm numa retomada econômica importante e a classe trabalhadora, que tanto sofreu nos últimos anos com o arrocho econômico, precisa de um respiro, garantir ganhos reais e, acima de tudo, garantia dos empregos. Por isso, aliada à negociação do nosso acordo coletivo, seguiremos mobilizando à categoria na luta contra qualquer forma de privatização da nossa companhia de saneamento”, explica o presidente do SINDISAN, Silvio Sá.

Ainda de acordo com o dirigente sindical, tão logo a direção da DESO sente para negociar com o sindicato e apresente uma contraproposta à pauta de reivindicações apresentada pela categoria, o sindicato chamará uma nova assembleia geral para discutir e deliberar sobre ela.

Fonte: Ascom Sindisan