O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teceu duras críticas ao processo de privatização da Eletrobras. O petista afirmou que, possivelmente, a Advocacia-Geral da União (AGU) irá contestar cláusulas “leoninas” do contrato na Justiça.

Segundo Lula, a privatização foi uma “bandidagem” feita para evitar que o governo federal não voltasse a ter maioria na empresa estatal.

— O governo tem 40% das ações [da Eletrobras] e só pode participar na direção [da Eletrobras] como se tivesse 10%. Se amanhã o governo tiver interesse de comprar as ações, as ações para o governo valem três vezes mais do que o valor normal para outro candidato. Ou seja, foi feito quase que uma bandidagem para que o governo não volte a adquirir maioria na Eletrobras. Nós, inclusive, possivelmente o advogado-geral da União vai entrar na Justiça para que a gente possa rever esse contrato leonino contra o governo — declarou.

A fala ocorreu nesta terça-feira, 7, durante café da manhã com veículos de comunicação que, de acordo com o esquerdista, são “mídias independentes”.

— [Este contrato de privatização da Eletrobras] é contra o governo tanto na participação acionária — nós queremos ter mais gente na direção, mais gente no conselho — quanto nesse negócio de que você não pode comprar porque você vai pagar três vezes mais caro. Isso é uma coisa irracional, maquiavélica, que não podemos aceitar — acrescentou.

Fonte: Conexão Política