O Coletivo de Aposentados (as) e Pensionistas do Sinergia CUT voltou a se reunir para a realização do seu 7º Encontro a partir da quinta-feira (31), após mais de dois anos de pandemia que impediram a realização de atividades. O evento deveria ter ocorrido em agosto do ano passado, mas foi adiado por conta da covid-19. A atividade se estende até 3 de setembro, na Colônia de Férias do Sindicato, em Praia Grande (SP).

Com o tema “Da Luta Não Se Aposenta: Saúde, Direitos, Dignidade, Justiça e Democracia”, o 7º Encontro será aberto às 18h desta quinta (31) e, em seguida, será feita a apresentação dos membros do Coletivo. A abertura será um momento para os participantes interagirem, fazendo com que os cerca de 200 delegados e delegadas eleitos(as) em toda base do Sindicato possam se conhecer e trocar informações.

Participam da abertura os dirigentes do Projeto Sinergia CUT, o presidente da Anapar, Marcel Juviniano Barros, e o secretário-geral da CUT-SP, Daniel Calazans, além de autoridades locais. Os deputados federais Alencar Santana e Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, e a deputada estadual Márcia Lia – todos do PT-SP – já confirmaram presença em algum momento do evento.

Previdência e ações judiciais

O primeiro palestrante será Márcio Santos, da Direção Nacional do MST. Ele abordará A importância da luta dos movimentos sociais na defesa do Estado Democrático de Direito.  Sua apresentação será às 9h do dia 1º de setembro. Às 10h30, será a vez do superintendente regional do INSS de São Paulo, Vanderlei Barbosa dos Santos, expor sobre o tema A importância da Defesa do Sistema de Previdência Social Brasileiro.

Mais duas palestras serão realizadas no período da tarde neste segundo dia de evento. Ás 13h30, o tema a ser discutido será Luta em Defesa dos Planos Previdenciários e de Saúde. Participaram desta mesa a advogada Tirza Coelho, da D´Ávila Coelho Advogadas Associadas; o trabalhador aposentados da Eletropaulo/Enel, Fernando Mirancos, do Blog dos Assistidos; o vice-presidente do Sinergia Gasista, Roberto Tavares Ledo; o diretor de Assuntos dos Aposentados e Fundações de Seguridade do Sinergia Campinas, Jurandyr Pimentel; e o diretor do Coletivo dos Aposentados, Gentil Teixeira de Freitas.

Ás 16h, os advogados Tania Tosetti, do Sinergia Campinas, e Nilson Lucílio, da Lucílio Advogados Associados, irão tratar sobre os processos judiciais que envolvem os trabalhadores aposentados. Durante os intervalos, os participantes irão assistir a apresentações de peças teatrais para dar dinamismo e deixar mais descontraído os trabalhos diante de assuntos tão complexos.

Terceiro dia do evento

No próximo sábado (2), os trabalhos serão abertos às 8h30. A primeira mesa está prevista para às 9h, com o presidente da Anapar, Marcel Juviniano Barros, que abordará A previdência complementar no Brasil e a atuação da Anapar. A segunda palestra será, às 14h, com João Paulo de Souza, diretor de Fiscalização e Monitoramento da Previc, com o tema A previdência complementar no Brasil e a atuação da Previc.

Neste dia também haverá dinâmica de grupos para debater os assuntos tratados nas mesas e deverá ser lida uma moção em repúdio aos ataques contra os planos previdenciários. Após a finalização dos trabalhos haverá premiação das delegações mais participativas e um jantar de confraternização. O último dia será livre para os participantes.

Fonte: Nice Bulhões, com informações da Secretaria Geral do Sinergia CUT