Brasil é conhecido como o país que só coloca fechadura na porta depois da visita do ladrão. Não faltaram avisos do Coletivo Nacional dos Eletricitários, de que a privatização total do setor elétrico brasileiro levaria, inevitavelmente, a tarifas mais caras e a apagões. Em 2021 dizíamos que a Medida Provisória de privatização da Eletrobras era a “MP do Apagão”.

Não se poderia esperar outra coisa quando se entrega o principal agente do setor elétrico brasileiro ao mesmo grupo econômico que deu causa a maior fraude contábil da história do Brasil. Esse pessoal entende de ganhar dinheiro, não de produzir energia com confiabilidade e modicidade.

Que esse triste episódio do dia 15 tenha servido, ao menos, de alerta para a sociedade, para o governo e para o STF no sentido do julgamento da ADI 7385.

Não se pode simplesmente entregar todo o setor elétrico de um país a grupos econômicos que visam apenas o lucro e esperar que isso não tenha consequências.

O CNE espera que esse apagão tenha sido apenas isso, um alerta. Energia elétrica é assim mesmo, é tão importante que só lembramos dela quando falta.

Clique no link abaixo e leia mais informações no boletim do CNE

Boletim CNE 18-08-23 – O Apagão da Eletro Irresponsabilidade