Nesta quarta-feira, 12, um importante ato ocorreu em frente à sede da Eletronorte, em Brasília, mobilizando trabalhadores, movimentos populares, parlamentares e sindicalistas.

Com cartazes, faixas e palavras de ordem, o protesto teve como objetivo denunciar as demissões em massa dos trabalhadores da empresa, além de reivindicar o cumprimento do acordo coletivo firmado. Os manifestantes defenderam ainda a urgente retomada do poder de voto da União na Eletrobras, medida essencial para a garantia dos interesses públicos e a proteção dos direitos trabalhistas.

Em maio, a Advocacia-Geral da União ajuizou no Supremo Tribunal Federal uma ação direta de inconstitucionalidade contra a limitação do poder de voto da União na Eletrobras. O Estado é dono de 43% da empresa, mas exerce apenas 10% do poder de voto.

Para os eletricitários, a retomada desse controle é fundamental para assegurar que as decisões estratégicas da empresa considerem o interesse público e não sejam direcionadas exclusivamente por interesses privados.

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) ressaltou a importante luta dos eletricitários na defesa do setor elétrico brasileiro e criticou a atuação da direção da Eletrobras na tentativa de intimidar a categoria com ameaças de retirada de direitos e demissões. Ele reforçou ainda a necessidade de alteração na lei de privatização da Eletrobras que limitou o poder de voto da União.

Fonte: Jornalista Roberta Quintino- Site Salve a Energia