Enquanto no Brasil o governo Temer quer privatizar a Eletrobras e entregar o patrimônio nacional ao capital estrangeiro, sem se importar com as questões de soberania nacional, a Alemanha alegou razões de “segurança nacional” para investir em parte da maior rede nacional de energia, afastando os investidores estrangeiros que mostravam interesse nesta mesma compra

O banco de investimento estatal alemão, o KfW, vai adquirir uma parcela do principal operador de rede elétrica no país, alegando razões de “segurança nacional”: não quer que a fatia em questão vá parar às mãos da chinesa State Grid Corporation of China, que se posicionava nesta corrida.

A instituição bancária estatal está disposta a desembolsar 770 milhões de euros para ficar com 20% da maior rede elétrica germânica, a 50Hertz. O atual dono desta parcela é a belga Elia System Operator. Esta última empresa será responsável pelos restantes 80% do capital.

“No âmbito da segurança nacional, o governo federal tem o maior interesse em proteger infraestruturas de energia críticas”, justificou o ministro da economia alemão, citado pela agência internacional Bloomberg.

A 50Hertz fornece energia a 18 milhões de residentes na Alemanha.

Este não é o primeiro movimento da empresa chinesa State Grid, que tem almejado operadores de rede por todo o mundo nos anos recentes. (com informações: Jornal de Negócios)

 

É preciso pressionar os senadores a votarem contra o projeto de privatização das distribuidoras e do sistema Eletrobras. Para pressioná-los, envie mensagens para seus e-mails, redes sociais (Twitter, Facebook, Instagram). Você também pode telefonar para os gabinetes. 

Acesse aqui a lista de senadores e senadoras.

Faça sua parte e pressione seu parlamentar contra a privatização das distribuidoras Eletrobras.