Mais um escândalo envolvendo contratos e serviços entre Cosanpa e empreiteiras. Desta vez é com a terceirizada Águas do Guamá. Essa empreiteira foi contratada para um grande serviço de substituição da rede de distribuição de água, instalação de hidrômetros, remanejamentos e remoções de ramais e cadastros. Ocorre que, apesar de ter esburacado a cidade por meses e meses, não terminou a tal substituição de tubos velhos e entupidos. Porém, mesmo não entregando a obra concluída, a Cosanpa/Governo do Estado decidiu pagar nada menos que R$ 5 milhões mensais pelo prazo de 29 anos. O que faltou no serviço? Atualização no cadastro de consumidores, hodrometração e ramais, etc (veja texto abaixo).
O acerto era da Águas do Guamá fazer a substituição/ renovação da rede, proporcionar melhor serviço para justificar o aumento de tarifa.
O aumento tarifário aconteceu, mas o serviço não melhorou e não estimulou o incremento na arrecadação, o que possibilitaria aumento de caixa para bancar o desembolso milionário para pagar a empreiteira. Ainda assim, a Cosanpa realiza o polpudo pagamento. Os trabalhadores ficam a perguntar, onde está a auditoria, o jurídico da empresa, onde está a PGE? Para esse tipo de irregularidade, não há parecer orientando o resguardo do erário público!
Mas para respaldar dispensa de aposentados/as, a empresa busca parecer, tudo para jogar pais e mães de família no amargor do desemprego.

Fonte: Ascom Stiupa