O Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Região (TRT-2) realizou, na última quarta-feira, audiência de conciliação entre os sindicatos que representam os trabalhadores da Sabesp e a empresa, após o Sintius e as demais entidades pleitearem o pagamento integral dos valores do Programa de Participação dos Resultados (PPR) de 2022.

Apesar do lucro líquido de R$ 3,121 bilhões obtido pela companhia de saneamento, no ano passado, ela pagou, a título de PPR, apenas 80% de uma folha de pagamento aos trabalhadores, não reconhecendo o empenho dos companheiros que ajudaram na obtenção desse resultado financeiro invejável.

A Diretoria do Sintius ressaltou que as metas que deixaram de ser atingidas estão relacionadas à inoperância e à incompetência da Sabesp ao não enfrentar problemas levantados pela nossa entidade, como a qualidade dos serviços prestados pelas empreiteiras e as falhas constantes do novo sistema comercial da empresa, o Net@ Suíte. Por esse motivo, os trabalhadores não podem ser penalizados.

Durante a audiência, os representantes da estatal não apresentaram nenhuma proposta de conciliação. Diante disso, a juíza Soraya Galassi Lambert apresentou uma sugestão para as partes para que a Sabesp pague mais dez pontos percentuais do valor do PPR devido, atingindo a marca de 90%.

O Sintius fará assembleia virtual com os companheiros da Sabesp da Baixada Santista e do Vale do Ribeira para analisar a sugestão apresentada pela magistrada no próximo dia 28, a partir das 18 horas.

Fonte: Ascom Sintius