O Coletivo Nacional de Saneamento (CNS) esteve reunido novamente nesta quarta-feira (31/5), com grande representação de entidades de vários estados do país.

A reunião, conduzida por Fábio Giori, coordenador do CNS, secretário nacional de saneamento da FNU e presidente do Sindaema-ES, teve como principais pontos de pauta a reta final de coleta de assinaturas junto parlamentares em Brasília para a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento Público e a articulação para presença dos urbanitários e “direito de fala” na audiência pública no Senado, em 13 de junho, promovida pelo senador Jaques Wagner (PT-BA). Na ocasião, serão debatidos os decretos do saneamento, 1.466/23 e 11.467/23, assinados pelo presidente Lula e que foram desfigurados com a aprovação do PDL 98/2023 pela Câmara dos Deputados e que agora tramita no Senado.

Os dirigentes discutiram a forma de participação na audiência de 13 de junho e elaboraram algumas estratégias de luta para defender as empresas públicas diante do cenário atual com a ameaça de derrubada dos vetos.

O presidente da FNU, Pedro Damásio, participou da reunião e destacou a importância de todos os urbanitários estarão unidos para defender os decretos assinados por Lula.

Frente Parlamentar 
Durante as últimas três semanas, dirigentes da FNU e de sindicatos dos urbanitários têm cumprido uma missão no Congresso Nacional, com o objetivo de buscar apoio dos parlamentares para a instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento Público.

A jornada de luta é vitoriosa. Já foram coletadas (até 31/5) 170 assinaturas de deputados e senadores para que a Frente seja instituída são necessárias 198.

Os dirigentes continuam na luta, mas todos podem ajudar falando com seu deputado e senador para assinarem o apoio à Frente. Basta enviar a a eles os dados para assinarem digitalmente: o Requerimento está disponível para assinatura no INFOLEG.
Código: CD233386807400
Link : https://infolegmovel.page.link/4hHw59bQBNufbSTC7