As diretoras da FNU (Iara Nascimento – secretária-geral); Gisleide Dantas (secretária de Mulheres); e Fernanda Almeida (secretária de Juventude) estão presentes, nesta terça-feira (16/5), em atividade da ISP (Internacional de Serviços Públicos), em São Paulo, que teve início com o lançamento do “Guia sindical: Enfrentando a violência no trabalho”.

O tema: Enfrentando a Violência no Trabalho é uma campanha pela ratificação da convenção n⁰ 190 da OIT que é para reconhecer o direito de todas as pessoas a um mundo de trabalho livre de violência e assédio.

Para as diretoras da Federação, “a nossa luta é para acabar com a violência e o assédio no mundo do trabalho. Seja no local de trabalho, em espaços públicos ou em casa, pois é a violência ou o abuso de direitos humanos mais praticados em todo o mundo.  Afinal o que queremos é RESPEITO!”.

“Em 2019, finalmente, a convenção n⁰ 190, acompanhada da Recomendação n⁰ 206, foi aprovada. Agora é fundamental que o Brasil a ratifique. Essa proposta inclusive foi apresentada pela ISP em conjunto com as Centrais Sindicais para a Federação Brasil da Esperança durante o processo eleitoral em 2022. Temos a expectativa de que o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva a envie para apreciação pelo Congresso Nacional”, enfatiza o Guia Sindical: enfrentando a violência no trabalho.

Apenas 14 países já ratificaram a convenção e nos dias 15 e 16 de junho, os trabalhadores estarão mobilizados em Brasília para que a Convenção seja ratificada pelo Brasil.

Leia o Guia Sindical: enfrentando a violência no trabalho:
Guia Sindical – Enfrentando a Violência no Trabalho

Reuniões e Seminário
Nesta terça (16/5), acontece ainda uma série de outras atividades da ISP que contam com a participação das representantes da FNU:
. Reunião do Comitê de Mulheres
. Reunião dos Comitês de Combate ao Racismo e à Xenobofia LGTBTQIA+
. Abertura do Seminário “Organizando Estratégias Sindicais para Conquistas de Serviços Públicos de Qualidade em um Novo Brasil”