Em entrevista ao portal Brasil 247, o presidente criticou a venda das estatais e disse que já pediu ao presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, para suspender a venda de ativos da petrolífera

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, em entrevista ao portal Brasil 247 nesta terça-feira (21), que a privatização da Eletrobras foi um “crime de lesa-pátria”.

“Você privatizou uma empresa daquele porte e utilizou o dinheiro para quê? Uma empresa como essa é um patrimônio desse país, tem muita responsabilidade”, falou. “Eles venderam por R$ 36 bilhões, o dinheiro foi usado para pagar a dívida pública e não há sinal que o preço da energia vai baixar para o povo.”

Ele também acrescentou que já pediu ao presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, que suspendesse todas as vendas de ativos da estatal.

Lula ainda disse que, no processo de privatização, eles “fizeram uma loucura”: “Embora o governo tenho 40% das ações, ele só participa com 10% nas votações. E se o governo quiser comprar mais ações, paga o triplo do preço que uma empresa comum”.

“Foi feito para proibir a gente de tomar ela de volta”, disse Lula.

Após ser questionado, o presidente disse que “não vai ficar por isso mesmo”.

Ele também acrescentou que o salário dos diretores e dos participantes do conselho aumentou muito e que são esses “absurdos” que seu governo tentará mudar.

“Entramos na Justiça contra a votação sobre o peso da Petrobras na direção da empresa e também com relação ao preço para ser vendido, da Petrobras”, disse.

Lula também disse que gostaria que a Petrobras voltasse a ser uma grande empresa de investimento no país e não “apenas uma empresa de petróleo”. “Metade desse dinheiro [do lucro da empresa] poderia ser investido para pesquisar novas fontes de energia e petróleo”, acrescentou.