Começou na manhã da quarta-feira, 1º de março, em Brasília, o Planejamento Estratégico da Intersindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras da Equatorial, com apoio do Sindicato dos Urbanitários no DF (STIU-DF).

Durante dois dias, lideranças sindicais de vários estados estarão reunidas na capital federal para discutir os desafios do movimento sindical e dos eletricitários para o próximo período, bem como, sobre a atuação das entidades sindicais na defesa dos trabalhadores e trabalhadoras da Equatorial e demais empresas representadas pelos sindicatos.

Na abertura da atividade, os participantes relataram as experiências de negociação com a empresa e a atuação junto à categoria. De modo geral, foram apontados como desafios e dificuldades, o impedimento dos sindicatos de acesso às dependências das bases, falta de transparência nas informações, objeção por parte da empresa em firmar uma negociação unitária a partir da Intersindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras da Equatorial, dentre outros assuntos.

A atividade contou com a presença da deputada federal, Adriana Acorsi (PT-GO), que reafirmou o compromisso do mandato com a luta dos eletricitários e eletricitárias do Brasil. A parlamentar defendeu a reestatização das empresas privatizadas e afirmou que a população merece um serviço público de qualidade, principalmente, em setores estratégicos como energia.

Ela destacou ainda a importância do fortalecimento do movimento sindical, “que foi atacado pelo governo Bolsonaro” durante os quatro anos de mandato.

Amanhã (2), os dirigentes sindicais voltam a se reunir para definir diretrizes de atuação na luta em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras para o próximo período.

A atividade conta ainda com a participação de representantes do Sindicato dos Urbanitários no DF (STIU-DF), Sindicato dos Urbanitários de Alagoas (STIU-AL), Sindicato dos Urbanitários do Piauí (STIU-PI), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado do Maranhão (STIU-MA), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado do Pará (STIU-PA), Sindicato dos Urbanitários no Amapá (STIU-AP), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiá (STIUEG), Sindicato dos Trabalhadores em Eletricidade no Estado do Tocantins (STEET) e Sindicato dos Eletricitários do Rio Grande do Sul (SENERGISUL).

Fonte: Ascom Stiu-DF