A vereadora santista Débora Camilo (PSOL) esteve na sede do Sindicato dos Urbanitários (Sintius), na manhã da última segunda-feira, dia 1º, e colocou o seu mandato à disposição para reforçar a luta contra a privatização da Sabesp.

O presidente da instituição, Tanivaldo Monteiro Dantas, chamou a atenção para o fato que as câmaras municipais estão sendo deixadas de lado nessa discussão e na tomada dessa decisão, o que representa uma afronta à população. Afinal, os vereadores são os representantes mais próximos da população.

O Sintius tem alertado que os municípios são os titulares dos serviços de saneamento, mas as prefeituras estão abrindo mão disso ao aderir à URAE (Unidade Regional de Serviços de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário), sem o aval do Legislativo, o que compromete o planejamento de ações e investimentos nas cidades.

Débora também demonstrou preocupação com a situação dos trabalhadores da Sabesp e com o comprometimento dos serviços prestados à população santista, em especial às famílias em situação de alta vulnerabilidade social. Afinal, as experiências nacionais e internacionais mostram que a conta de água e esgoto ficam mais caras, impedindo que muitas famílias tenham acesso ao saneamento básico.

“Não podemos aceitar que os interesses econômicos estejam acima dos interesses da sociedade e estamos na luta contra esse conluio para roubar do povo o nosso bem mais essencial”, destacou Débora.

Fonte: Ascom Sintius