Na tarde da terça-feira (31/01), no auditório do Sindae, em Salvador, aconteceu a cerimônia de posse da primeira diretoria do Fórum pelo Fim dos Lixões no Brasil – FFL, que assume o desafio de contribuir para a eliminação dos lixões no Brasil.

Todos os anos dezenas de toneladas de lixos sem nenhum tratamento são descartados em céu aberto de maneira irregular, poluindo paisagens, solos, lençóis freáticos e também transmitindo doenças para as pessoas que têm contato com esses resíduos. Pensando nessa problemática social e ambiental é que o FFL surge para contribuir para a eliminação dos lixões no Brasil, atuando para formar e capacitar pessoas, propondo projetos e construindo debates sobre novas tecnologias de reuso dos resíduos sólidos e para implementação da Lei do Saneamento que estabeleceu um prazo para que esses aterros irregulares deixem de existir até 2024.

Dentre os (as) membros que foram empossados um destaque para o companheiro Julliano Falcão Ribeiro, que também faz parte da diretoria do Sindae.

O evento contou com a presença de representantes do INEMA, Confederação Nacional dos Municipios, Confederação Nacional do Comércio, SETRE/BA, Dep. Maria Del Carmen, Germen, UFRB, Gamba, MNCR (Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis), Instituto Lixo zero Brasil, UFBA, SEDUR/BA, Professor Jucá (UFPE/Consultor do BID), MP/BA, Movimento Nacional Eu Sou Catador, CREA/BA, CPRM, entre outros.

Fonte: Ascom Sindae-BA