INFORMATIVO DOS SINDICATOS CUTISTAS DOS ELETRICITÁRIOS DO RJ SINTERGIA, AEEL SINDECOM E SINAERJ

ESTATAIS SERVEM AO PAÍS E A POPULAÇÃO!

Os Vertedouros são abertos quando a vazão a montante das represas indicam grande aumento e que poderá com isto ultrapassar a Cota Máxima de Retenção de água de uma represa.

Este procedimento de liberar o excesso de água não pode ser rápido demais, nem segurar a água até se atingir a cota de segurança afim de garantir reservatório cheio o que significa dinheiro, aja vista que as turbinas geram energia através da água que as faz girarem.

Vemos como é importante ter o controle das Hidroelétricas nas mãos do governo e não só pela geração de energia ao menor preço possível, mas também pela posse e destino da água.

A Eletrobrás enquanto Estatal vendia sua energia no “Regime de Cotas” e com suas hidroelétricas amortizadas pelo tempo cobrava de 74 a 92 Reais o Mw.

Privatizada a lei que a entregou ao capital privado permite a retirada da Eletrobrás do Regime de cotas na proporção de 25% ao ano à partir de Janeiro do ano em curso.

Agora a Eletrobrás privada poderá vender 25% da sua produção ao preço de mercado que até 31/12 /2022 girava em torno de 360 Reais o mesmo Mw.

Vemos agora com o crime consumado que a população irá mais uma vez pagar o pato.

Em menos de 6 meses vimos acontecer o que nem em 50 anos se viu.

Décadas Operando as Hidroelétricas e nenhuma, nenhuma falha no controle das Vazões dos rios por parte da Eletrobrás Pública e de suas Subsidiárias.

Sempre foi o nosso Norte a segurança, o patrimônio e as vidas da População e o Lucro sempre em 2° Lugar.

A Chesf subsidiária da Eletrobrás está sendo processada e multada pelo Governo da Bahia e pelo MPF pelos danos causados à população de Jequié/BA e demais cidades da região por má gestão da Vazão do Rio pela Usina de Pedra.
Vemos como a coisa funciona qdo o Lucro esta acima de todos.

Enchentes e será que também seca enfrentaremos qdo decidirem reduzir a Vazão para segurar água e garantir o lucro gerando energia ao custo da vida das populações a jusante dos rios?

Urge portanto cobrar do Governo Progressista a Reestatização da Eletrobras, o povo quer e a Economia e o País precisa!

13 de janeiro de 2023.