Na quinta-feira, dia 05, aconteceu mais uma reunião do teatro de negociação de PLR. A farsa, já anunciada pelo Sindieletro, continua em mais um simulacro de mesa de negociação. A Cemig já havia anunciado, na última terça-feira (3), aquilo que chamou de “Premissas do Modelo Econômico”. Um conjunto de seis pontos que já indicavam a reprodução, por parte da empresa, do modelo já fracassado de remuneração variável que ela insiste em chamar de PLR.

Na reunião realizada nesta quinta-feira (5), a empresa apresentou a sua proposta: na prática a Cemig reapresentou para 2023 uma cópia quase fiel da proposta apresentada em 2022 e, naquela época, rejeitada pela maioria da categoria, apenas com pequenas maquiagens. Repetem na proposta o uso de metas ocultas, que não podemos saber quais são e nem ao menos se estamos distantes ou não de alcançá-las.

Em outras metas apontadas, o seu alcance não depende da participação da força de trabalho em seu real desempenho. Além de tudo, repetem a fórmula de desprezo à lei da PLR, desprezo ao ambiente de negociação e, mais ainda, o total desrespeito aos trabalhadores e trabalhadoras que constroem essa imensa empresa. O Sindieletro irá estudar com cuidado cada detalhe da proposta para construir com a categoria a devida resposta a mais este episódio de truculência e desrespeito da gestão Zema na sua relação com a força de trabalho.

Fonte: Ascom Sindieletro-MG