O Sintergia-RJ sindicato preponderante juntamente com os demais sindicatos que fazem a luta dos trabalhadores e das trabalhadoras da Eletrobras estão confiantes em um possível desfecho favorável em breve para o ACT. A assessoria jurídica das entidades já peticionou junto ao TST e ao Ministro Relator uma audiência para que se chegue a um consenso sobre o acordo coletivo.
Não há vitória sem lutas, esse é um mote do movimento sindical combativo, ou raiz, como se diz atualmente. Mas, infelizmente, mesmo diante de todo esforço das entidades, existem setores sindicais que nunca fizeram uma luta sequer em defesa dos trabalhadores da Eletrobras, mas atuam hoje no sentido de atrapalhar o processo de negociação em andamento, realizando assembleias em separado, induzindo os poucos presentes a aceitarem a atual proposta, a mesma que já foi rejeitada pela maioria da categoria.
O Sintergia-RJ lembra à categoria que estes sindicatos jamais se mobilizaram para lutar por um acordo digno, simplesmente caíram de paraquedas em um processo de negociação que envolve o futuro de centenas de trabalhadores e de trabalhadoras. Essa realizada por pessoas de má fé em articulação com esses sindicatos de fachada não irá nos atrapalhar, pois temos mostrado ao TST que é possível a construção de um ACT justo para vencermos o impasse.
Os sindicatos que estão conduzindo as negociações junto ao TST, vão tomar as providências jurídicas cabíveis para questionar a legitimidade destes sindicatos de ocasião, buscando com isso elucidar o porquê e as motivações desta atuação repentina em uma discussão de ACT onde nunca estiveram presentes ao longo de décadas.
Fonte: Ascom Sintergia-RJ