Não por acaso, no Dia do Eletricitário, trabalhador essencial da linha de frente, projeto faz história com a participação de oito sindicatos comprometidos com a luta da categoria

Para marcar esse dia histórico, o Sindicato começa na quarta-feira (16) com assembleias de trabalhadores e termina com uma roda de conversa, às 19h, com dirigentes sindicais. O debate tem transmissão online

Nesse 16 de novembro de 2022, dia em que o Sinergia CUT completa 25 anos de história, a direção sindical preparou uma quarta-feira especial, com várias atividades que começam com assembleias de trabalhadores das várias empresas energéticas paulistas e terminam com uma roda de conversa com a participação de dirigentes cutistas, ex-presidentes e atual presidente da entidade.

Durante a conversa – que será transmitida ao vivo pelo facebook do Sindicato, às 19h – quem está chegando agora poderá ficar por dentro de tudo que rolou nesses anos de luta. E quem participou dessa caminhada certamente irá reviver os dias de luta e de glória que transformaram o Sinergia CUT em exemplo de prática e autonomia sindical.

Uma entidade que continua sendo também exemplo de unidade e ousadia ao reunir oito sindicatos em um, todos focados em uma mesma luta, que é a defesa dos direitos de cada trabalhador e cada trabalhadora das cerca de oitenta empresas do ramo de energia no estado de SP. O projeto Sinergia CUT, fundado pelo Sinergia Campinas e pelo Sinergia Gasista, atualmente conta com a participação também do Sinergia Prudente, Sinergia Sindergel, Sinergia Araraquara, Sinergia Mococa, Sinergia Rio Preto e Sinergia Bauru.

RELEMBRE UM POUCO DESSA HISTÓRIA DE LUTA E OUSADIA

16 de novembro de 1997 – Centenas de trabalhadores e trabalhadoras eletricitários e gasistas de todo estado de São Paulo lotam uma assembleia histórica na capital paulista, em um momento já marcado por várias transformações no mundo do trabalho e pelo impacto das muitas mudanças no setor de energia, como a implantação desregrada de novas tecnologias, o festival de desmonte para a privatização do patrimônio público e a mudança da matriz energética.

Os tempos já são difíceis, mas, diante do novo cenário e depois de muito debate, a certeza é uma só: a necessidade de reinventar também a organização sindical com unidade, resistência e ousadia, para unificar eletricitários e gasistas em uma nova categoria – os energéticos paulistas – e para fortalecer a luta em defesa dos direitos e conquistas dos trabalhadores, além de garantir a qualidade da prestação de um serviço essencial à população e à vida.

Um dia que entra para a história do movimento sindical combativo. E, não por acaso, é exatamente no Dia do Eletricitário que nasce oficialmente o Sinergia CUT (Sindicato dos Trabalhadores Energéticos do Estado de São Paulo), com aprovação unânime em assembleia também histórica para marcar a fundação de uma entidade representativa de cerca de 30 mil trabalhadores para continuar fazendo história na vanguarda do sindicalismo classista.

1999 – Filiado à CUT (Central Única dos Trabalhadores) em dezembro, o Sinergia CUT já é referência de liberdade e autonomia na prática, vencendo o desafio de reinventar uma nova forma de organização sindical de um setor estratégico e essencial também ao desenvolvimento econômico brasileiro.

16 de novembro de 2022 – Vinte e cinco anos depois, nessa caminhada de luta e de desafios coletivos, os energéticos continuam a construir uma entidade democrática e transparente para garantir a defesa dos direitos legais e legítimos da categoria, junto com a atuação competente para a reconstrução da democracia brasileira, com igualdade de direitos, justiça social e cidadania para todos e todas.

Fonte: Lilian Parise – Jornalista do Sinergia-CUT