O Tribunal Superior do Trabalho (TST) adiou para novembro o julgamento do pagamento dos valores retroativos referentes ao Dissídio Coletivo de 2021 dos trabalhadores da Cetesb. A decisão estava prevista para acontecer em outubro, como divulgado pelo Sintius. No julgamento do próximo mês, a sentença deverá abranger os retroativos dos dois dissídios, tanto de 2020 como de 2021.

A categoria já teve a aplicação dos reajustes nos salários de acordo com a inflação de cada período, em janeiro de 2022, e desde esta época os trabalhadores aguardam o julgamento de dois recursos, em Brasília, para em seguida ser julgado o recurso ordinário dos sindicatos no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Os advogados do Sintius, nesse período, entraram com ação de execução provisória, que já teve cálculo e valores depositados pela empresa em juízo. Dessa forma, os trabalhadores receberão os pagamentos, porém após sentença final da Justiça.

Essa luta dos trabalhadores se estende por dois anos. Contudo, a campanha salarial de 2022 foi acertada em mesa de negociação, sem a necessidade de buscar auxílio da Justiça deste ano para que a categoria fosse respeitada e tivesse os reajuste salariais aplicados para recuperação do poder de compra.

Fonte: Ascom Sintius