Não tem erro. De dia ou de noite, chova ou faça sol, é preciso estar atento e forte. Vida de eletricista é assim mesmo. Sempre ligados para garantir o desenvolvimento econômico do país, o bem-estar e o conforto da população, são profissionais indispensáveis na rotina diária de qualquer cidade ou recanto do campo. São heróis anônimos, quase sempre valorizados apenas quando a falta de energia elétrica faz a vida sair da rotina.

Coragem e atitude

E haja garra para encarar tanto desafio nessa carreira de riscos e estresse diários, muitas vezes às custas do acúmulo de trabalho e do papel de multifunção. Em cima da camionete, nas linhas de transmissão, nas leituras dos grandes consumidores, na operação de subestações, no liga e desliga, na inspeção de medidores, ser eletricista é ser polivalente.

É preciso ter práticas e habilidades que incluem desde conhecimento de projetos técnicos e normas específicas até atitudes de segurança no trabalho e cursos de salvamento e socorro. É imprescindível também ter experiência em corrente contínua e corrente alternada, além de muita disposição para passar o fim de semana ou o dia de folga ligado em urgências e emergências que podem surgir.

Linha de frente

Sem falar na atuação indispensável também na linha de frente durante a crise provocada pela pandemia de covid-19 – arriscando suas vidas apesar do isolamento sanitário necessário por cerca de dois anos -, mas quase nunca reconhecida pelas empresas com salários justos, direitos compatíveis ao exercício profissional e garantia de qualidade de vida, física e mental.

Bons motivos para a luta coletiva junto com o Sinergia CUT, principalmente nesses tempos de retirada de direitos históricos, terceirização sem limites e crise econômica. “Em um mundo onde viver sem energia elétrica é inviável, o eletricista é um profissional de fundamental importância para toda a sociedade. E o Sindicato luta diariamente para que esses profissionais tenham direitos respeitados, salários dignos, condições de trabalho com segurança e uma vida digna”, destaca a entidade.

“Obrigado por tudo”

Por isso, neste 17 de outubro, Dia do Eletricista, o Sinergia CUT parabeniza, homenageia e agradece a todos os eletricistas pela coragem, determinação e profissionalismo dedicados diariamente  para ajudar a tornar a vida de brasileiras e brasileiros com mais luz e esperança. “Obrigado por tudo, eletricistas, principalmente por ajudar a construir um Brasil melhor e mais feliz. Seguimos juntos”.

Fonte: Lílian Parise, Jornalista do Sinergia Campinas