Na manhã de terça-feira, 11  de outubro, após forte cobrança de trabalhadores da base aos seus sindicatos, dirigentes da Intercel organizaram uma mobilização no hall de entrada da Administração Central da Celesc, em Florianópolis. Foram feitos discursos explicando para a categoria que os Sindicatos não são contrários à incorporação da gratificação de gerência, mas que se opõem ao modo como todo o processo foi feito e ao tempo em que foi feito. Foi exposto, por exemplo, que a incorporação da gratificação de gerência poderia ter sido debatida no grupo que será criado nos próximos dias para construir a revisão do PCS. Além disso, que o momento em que a decisão foi tomada, às vésperas de uma eleição estadual, e logo após a conclusão das negociações do Acordo Coletivo de Trabalho em que a empresa a todo momento dizia precisar de recursos para fazer novos investimentos, é que gerou toda a insatisfação na categoria.

Logo após esses discursos, ficou acordado entre trabalhadores e representantes sindicais que seria formado um grupo para visitar as salas de cada um dos Diretores da Celesc presentes na sede para informá-los sobre a insatisfação da categoria e para fazer o pedido formal que, na reunião da Diretoria Colegiada que ocorreria na tarde de terça-feira (dia 11) e na manhã de quinta-feira (dia 13), a Deliberação 089/2022, que trata do tema, fosse trazida ao debate e revogada. Um grupo de cerca de cinquenta trabalhadores (dos mais diversos departamentos da Administração Central) e dirigentes sindicais passou em cada uma das salas dos Diretores e fez falas apelando para o bom senso e para a preservação da imagem da Celesc neste momento tão conturbado. Não apenas dirigentes sindicais, mas trabalhadores de diversos setores da empresa pediram esse cuidado por parte dos Diretores para que o tema fosse trazido na reunião da Diretoria Colegiada e para que a Deliberação que trata do assunto fosse revogada.

No início da tarde de terça-feira, o coordenador da Intercel, Cleber Borges, recebeu uma ligação do Presidente da companhia, Cleicio Poleto Martins, indicando que o tema estaria na pauta da Diretoria Colegiada no dia 11 e que daria um retorno aos Sindicatos até o fim do dia. Já no início da noite, Cleicio fez uma nova ligação ao coordenador da Intercel, dizendo que estaria “suspensa a aplicação da Deliberação” até que houvesse a negociação com os sindicatos. A informação é uma conquista coletiva da classe trabalhadora que, mais uma vez, unida, mostrou ser forte e disposta a lutar pela manutenção da Celesc Pública, pela qualidade dos serviços e pelo equilíbrio econômico financeiro da empresa.

Fonte: Jornal Linha Viva Nº 1552 de 13 de outubro de 2022