Na manhã da sexta-feira (02), o SINDIAGUA/RS participou Seminário Nacional da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE) sobre saneamento e o futuro do setor no Brasil. O evento ocorre no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) em Brasília. Estiveram presentes os representantes das candidaturas de Luiz Inácio Lula da Silva e Ciro Gomes. Na ocasião, foram explanados os objetivos para o próximo governo caso sejam eleitos.

As apresentações deixaram claro a importância de rever alguns pontos do atual Marco Regulatório, potencializando o investimento público no setor para que as empresas estaduais de saneamento possam atender as metas propostas para 2023.

Os representantes dos demais candidatos não compareceram no debate, o que mostra um claro desinteresse sobre o tema, que já foi definido por eles na Lei 14026/2020, que no seu bojo extingue as companhias estaduais de saneamento, que foram condenadas à privatização.

O presidente do SINDIÁGUA/RS Arilson Wünsch, ressalta que cada vez os objetivos das candidaturas ficam mais claras.  “Estes debates são muito importantes no período eleitoral, pois   fica evidente quem está do nosso lado, o saneamento é pauta universal, e os outros candidatos não terem comparecido, só reforça o viés privatista dos mesmos”. Sairemos daqui mais focados na luta pela água e Corsan Pública, orientando o máximo a nossa categoria que permaneça ao lado de quem quer a nossa Companhia pública”, destaca o presidente.

Fonte: Ascom Sindiágua-RS