Os trabalhadores da B Tobace fizeram um dia de greve diante da falta de diálogo da empresa que insiste em não discutir a pauta de reivindicações aprovada pela categoria. O movimento foi suspenso atendendo a cláusula de paz proposta pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em audiência realizada ontem, dia 17, prevendo também que não haverá demissões no prazo de 90 dias e nem desconto das horas do dia da paralisação.

Mediação de Dissídio de Greve

A B Tobace está extremamente resistente a aceitar as reivindicações dos trabalhadores e se esconde na discussão da representatividade sindical, para evitar o debate com o Sintius e ao mesmo tempo, dessa forma, se negando a firmar um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que assegure os direitos da categoria. A situação se repetiu na terceira audiência ocorrida no Tribunal Regional de Trabalho da segunda Região (TRT 2 SP), no dia 17 de agosto.

Enquanto o Sintius defende que a B Tobace, terceirizada da CPFL, tem que respeitar o Sintius como representante de seus trabalhadores, a empresa insiste no inverso dessa ideia. Infelizmente, enquanto ocorre a discussão jurídica, os trabalhadores ficam desprotegidos, pois estão sem um ACT que assegure seus direitos estabelecidos entre a empresa e o Sintius.

O Sintius já enfrentou uma outra situação em que uma prestadora de serviço da CPFL insistiu em recusar a representatividade sindical dos trabalhadores eletricitários que compunham o quadro de funcionários e o Sindicato saiu vitorioso. E vamos nesse mesmo caminho para conquistar os desejos dos trabalhadores e respeito à categoria.