Os desembargadores da Sessão Especializada 1 do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8) decidiram, por unanimidade, rejeitar mais um recurso (agravo regimental) da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), na tentativa de descontar os dias da greve iniciada em 5 de julho. O julgamento aconteceu na manhã desta segunda-feira, 8, no plenário do TRT8, em Belém.
“Esta foi a terceira derrota da Cosanpa na Justiça do Trabalho, prova de que a greve dos trabalhadores e trabalhadoras da Cosanpa é justa. Com mais essa vitória, a greve segue firme e forte. Nesta terça-feira, 9, o movimento grevista completa 36 dias”, comenta o presidente do Sindicato dos Urbanitários do Pará, Pedro Blois.
Os sindicalistas e parte dos grevistas acompanharam o julgamento no plenário do TRT8. O restante aguardou o resultado na Praça Brasil, em frente ao TRT8.
“O governo Helder, via Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Cosanpa, ao invés de tentar recursos judiciais para intimidar os grevistas, deveria negociar a reposição salarial com o Sindicato dos Urbanitários do Pará”, observa Pedro Blois. A reposição é de 12,47% referente ao INPC, calculado pelo IBGE, relativa ao período de maio de 2021 a abril de 2022.

Clique no link abaixo e leia o Boletim do Stiupa

Boletim Cosanpa 8 8 2022