Os mais de 60 delegados e delegadas participantes do 23º Congresso Nacional da FNU (Federação Nacional dos Urbanitários) elegeram Pedro Damásio Costa Neto, atual diretor de Assuntos Jurídicos da CNU – Confederação Nacional dos Urbanitáiros – e diretor Financeiro do Sintern – Sindicato dos trabalhadores do Setor Elétrico do Rio Grande do Norte, para a presidência da Federação no período 2022-2026.

A eleição da nova diretoria da FNU, composta 31 companheiros e companheiras que concorreram em chapa única, aconteceu na tarde de sábado (30/7), no encerramento do 23º Congresso, realizado em Brasíla – DF. (Confira os nomes da nova diretoria eleita no final desta página)

O evento dos urbanitários teve início na quinta-feira (28) com a Plenária Nacional dos Urbanitários e reuniu dirigentes de sindicatos filiados à FNU, que representam trabalhadores das categorias dos eletricitários e dos trabalhadores de saneamento, gás e meio ambiente.

Novo presidente
Em seu primeiro discurso como presidente eleito da FNU,  Pedro Damásio agradeceu a todos pela confiança ao elegê-lo e enfatizou que a nova diretoria está comprometida com a CNU (Confederação Nacional dos Urbanitários), que já conseguiu seu registro em cartório e está a cada dia mais próxima de obter sua Carta Sindical – quando isso ocorrer ela assume as funções da FNU, que deixará de existir.

“A FNU tem seus dias contados, mas o pouco tempo de sobrevivência que tem a Federação, a luta tem que ser árdua no dia a dia, a cada hora e a cada minuto, para que possamos defender, com sabedoria, os urbanitários desse país”, disse Damásio.

Ele ressaltou que “assumiremos essa direção no primeiro dia útil de setembro. Mas quero dizer a vocês que, desde hoje, vamos já iniciar o processo de transição. Muitos companheiros e companheiras permaneceram na direção e vamos ter que fazer um planejamento e ter o compromisso de cada um e de cada uma para que possamos dar o melhor de nós e que possamos, sim, ter uma FNU forte, para que no amanhã, tenhamos também uma CNU forte, que será a grande comandante das forças urbanitárias nacionalmente”.

Segundo Damásio, “a dificuldade nos traz mais compromisso para fazer o melhor. Todos os compromissos que foram assumidos serão cumpridos. Não tenho dúvidas. Agora, não é o presidente Pedro Damásio que vai comandar a Federação, ela será comandada democraticamente por toda sua direção, como sempre foi”.

Plenária e Congresso
Durante o dia 28, quando foi realizada a Plenária, os urbanitários(as) debateram a conjuntura atual do ramo que enfrenta um momento de desmantelamento das empresas públicas, com a privatização da Eletrobras e de companhias de saneamento em vários estados.

Na mesa de abertura estavam presentes: Pedro Blois, presidente da FNU; Paulo de Tarso, presidente da CNU; Rodrigo Rodrigues, presidente da CUT-DF, representando Sérgio Nobre (presidente da CUT Nacional); João Maria, presidente da Furcen; Esteliano Pereira, presidente da Fruse; Hélio Anomal, vice-presidente da Fruse; Adriana Dantas e José Josivaldo, representantes do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens); Milton Resende e Marcelo Fiorio, representantes da CUT Nacional

Para o atual presidente da FNU, Pedro Blois, os urbanitários precisam estar unidos e lutar de forma estratégica em defesa dos serviços públicos e das privatizações.

Todos os integrantes da mesa fizeram falas contra as privatizações e foram enfáticos nas críticas ao presidente Jair Bolsonaro responsável pelo processo de venda do patrimônio público, em especial da Eletrobras. Eles também ressaltaram a importância de, no pleito de outubro, se eleger presidente da República comprometido com a democracia e a participação social, assim como parlamentares, nas esfera federal e estaduais, que tenham esse mesmo compromisso. A eleição do pré-candidato Lula foi apontada como a forma de se superar os retrocessos aos quais o país foi submetido desde 2016 e para que seja retomado o caminho das mudanças no Brasil.

A revogação da Emenda Constitucional – EC 95 – e da reforma trabalhista, assim com a rediscussão da reforma trabalhista foi ainda apontada como medidas muito importantes a serem tomadas em um novo mandato na presidência da República.

Fabíola Antezana, vice-presidente da CNU

Na sexta (29) e no sábado (30), já durante a realização do 23° Congresso, foram feitas análises de conjuntura dos setores de energia e saneamento e da importância da luta pela reestatização da Eletrobras e em defesa do saneamento público, respectivamente por Fabíola Antezana (vice-presidente da CNU e dirigente do Stiu-DF) e Fábio Giori (secretário de saneamento da FNU e dirigente do Sindaema-ES).

As companheiras Leila Nascimento Novais Luiz e  Neiva de Souza Braga, diretoras da FNU, falaram dos desafios da secretaria de Mulheres e Juventude, para se fortalecer nos espaços de luta, onde a capacidade de fazer política ainda é muito subestimada. “Nossa luta diária é intensa, para fazer valer nossos direitos, dentro e fora desses espaços, na maioria das vezes, nossa participação nas construções internas, são apenas para cumprimento das cotas de gênero, ainda estamos longe de participar com igualdade e respeito, da política de ação que busca de uma sociedade mais justa e igualitária”, disse Leila.

Homenagem
O 23º Congresso da FNU recebeu o nome de “Drauzio Rodrigues de Macedo e Lauro Eduardo Mascalubo Xavier”, dois diretores da atual diretoria da FNU que perderam suas vidas durante a pandemia de Covid-19.

O presidente Staecnon, Hélio Anomal, e Wilton Maia Velez, presidente do Stiu-PB, falaram sobre os dois companheiros, elogiando suas trajetórias de luta, de companheirismo e amizade. Também foi veiculado um vídeo-homenagem que emocionou a todos os presentes.

Assista ao vídeo:

 

DIRETORIA ELEITA

Presidência
Pedro Damásio Costa Neto – SINTERN – Rio Grande do Norte

Vice-presidência
Nailor Gato – SINDUR – Rondônia

Primeira Secretaria-geral
Iara da Costa Nascimento – Sindisan – Sergipe

Segunda Secretaria-geral
Magno dos Santos Filho – Sintergia – Rio de Janeiro

Primeira Secretaria Administrativa e Financeira
Arilson Wunsch – Sindiágua – Rio Grande do Sul

Segunda Secretaria Administrativa e Financeira
Luciana Aparecida Barbosa – Sindágua – Minas Gerais

Secretaria de Saneamento
Fábio Giori Smarçaro – Sindaema – Espírito Santo

Secretaria do Gás
Eduardo Luiz Ferreira de Almeida – Sintergia – Rio de Janeiro

Secretaria de Meio Ambiente
Tarcísio Oliveira – Sindágua – Minas Gerais

Secretaria de Comunicação
Lucas Gabriel Tonako Ferreira – Sindágua – Minas Gerais

Secretaria de Organização e Política Sindical
Fábio Jean da Silva Gonçalves – Sindiágua – Rio Grande do Sul

Secretaria de Formação
Francinaldo Flexa da Costa – STIU – Amapá

Secretaria de Combate ao Racismo
Antonio Domingos Saldanha – Sindágua – Minas Gerais

Secretaria da Juventude
Dhener Ferreira Pereira de Almeida – STIU – Pará

Secretaria da Mulher
Gisleide Dantas Leite – STIU – Paraíba

Secretaria de Energia
Yuri Washington Alves dos Santos – Sintergia – Rio de Janeiro

Secretaria de Saúde, Segurança do Trabalho e Previdência
Fernando Araújo Pereira – STIU – Maranhão

Secretaria de Relações Internacionais
Pedro Tabajara Blois Rosário – STIU – Pará

Secretaria de Relações do Trabalho
Nivaldo Mattos Pereira – SINDAEN – Paraná

Suplente
Sílvia Maria Alves Ferreira – Sindágua – Minas Gerais

Suplente
Maria Alzira dos Santos – Sindágua – Paraíba

Suplente
Sonia Lúcia Bezerra Mendes – SINTERN – Rio Grande do Norte

Suplente
Sandra Faustino Pianca – Sindaema – Espírito Santo

Suplente
Laurindo dos Santos Pereira Filho – STIU – Pará

Suplente
Luiz Antonio Barbosa – SINTRESC – Santa Catarina

Conselho Fiscal (Titular)
Geraldo Quirino da Costa – Sindágua – Paraíba

Conselho Fiscal (Titular)
Neiva de Souza Braga – STIU – Pará

Conselho Fiscal (Titular)
Luzanira Morais de Souza – SINDUR – Rondônia

Conselho Fiscal (Suplente)
Ângela Deniz Farias – Sindiágua – Rio Grande do Sul

Conselho Fiscal (Suplente)
Jedilson Silva Barbosa de Oliveira – STIU – Amapá

Conselho Fiscal (Suplente)
Wilton Maia Velez – STIU – Paraíba

VEJA AQUI A GALERIA DE FOTOS DO 23º DA FNU