A Secretaria de Mulheres do PT do Rio de Janeiro, por meio do Elas por Elas, em parceria com a Secretaria de Mulheres da CUT Rio, realizou nos últimos meses um curso em formato hídrico (presencial e virtual) sobre as práticas transversais e suas ações propostas no SUS, com abordagens na visão ampliada do processo saúde/doença e da promoção global da igualdade de gênero e do cuidado humano entre homens e mulheres, especialmente do autocuidado das mulheres.

No encerramento do curso – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e promoção global da igualdade de gênero -, esta semana, uma das palestrantes convidadas foi Cássia Liberatori, dirigente da FNU, do Sintergia-RJ e da CUT Rio.

Sobre o tema, Cássia escreveu o artigo, que segue:

Cássia Liberatori

O Brasil é um dos piores países do mundo em representatividade de mulheres na política, com uma percentagem ínfima de 10,7% dessas representantes no parlamento, formado majoritariamente por homens, machistas e misóginos, como os que conduziram o golpe contra o governo legítimo da presidenta Dilma Rousseff. O índice está muito aquém da realidade brasileira, em que as mulheres são maioria na população e também no eleitorado.

Por isso, a Secretaria de Mulheres do PT do Rio de Janeiro (por meio do Elas por Elas), em parceria com a Secretaria de Mulheres da CUT Rio, atuou de braços dados num projeto inovador que aconteceu de forma híbrida (presencial e on-line), liderados pelas terapeutas Professora Rossana Lourenço e a companheira Náustria Albuquerque, dirigente (licenciada) do Sindicato dos Trabalhadores dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo do estado do Rio de Janeiro,  que nos trouxeram, no encerramento do curso, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

Estas importantes práticas são transversais e as suas ações propostas no SUS e podem estar presentes em todos os pontos da Rede de Atenção à Saúde, prioritariamente na Atenção Primária com grande potencial de atuação.

Uma das abordagens no nosso campo da atuação política é a visão ampliada do processo saúde/doença e da promoção global da igualdade de gênero e do cuidado humano entre homens e mulheres, especialmente do autocuidado das mulheres .

As indicações são embasados no indivíduo como um todo, considerando-o em seus vários aspectos: físico, psíquico, emocional e social.

Entretanto, tivemos o especial cuidado de trazer o Elas por Elas, que visa incentivar #maismulheresnapolítica a transformar esse cenário em que sobressai a disparidade de gênero, com suporte para que esse despertar das mulheres seja canalizado para a luta por uma sociedade mais justa e democrática.

O encerramento deste curso híbrido, além das alunas, contou com a participação das dirigentes Marlene Miranda, Secretaria de Mulheres da CUT Rio; Jane Santana, da Secretaria Geral Cut Rio; e da Cássia Liberatori Diretora, da Cut Rio e também da FNU e Sintergia-RJ.

Ao companheiros homens, não somente da sociedade em geral, mas também dos movimentos sociais, em especial do mundo do trabalho e sindical, que possam vir conosco nesta luta.

Esse espaço político nos foi historicamente negado pela sociedade patriarcal, mas ele também nos pertence. Nós queremos e vamos ocupá-lo!

Sejamos Elas por Elas em toda a sociedade.

Cássia Liberatori

Confira algumas fotos do curso

Marlene Miranda – secretária de mulheres da CUT  e diretora dos Bancários RJ
Participantes do curso

 

Jane Sant’ana – Secretária Geral da Cut Rio e Diretora do Sintramico
Aula sobre direitos políticos e legislação eleitoral 26/05/22

Oficina de Design no Canva – 23/06/22

 

Cássia Liberatori -Representando a FNU e a CUT Rio – e Fabiana Santos – Secretária de Mulheres PT Rio

 

Rosana Lourenço -Terapeuta-professora e autora do Projeto

 

Naústria Albuquerque – Dirgente do Sintramico/Terapêutica