A direção do Sindiágua/RS está recebendo um conjunto de apoios de diferentes entidades que estão se somando ao ato “RS pela Água”, marcado para 28 de junho, em Porto Alegre. Nesta quinta-feira, 9, foi a vez do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e do Levante Popular da Juventude.  O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) confirmaram presença na mobilização que terá a participação de manifestantes de todo o estado na passeata de protesto frente a iminência da venda da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), anunciada para julho.

“É uma pauta importante para toda a sociedade por se tratar de um direito humano que é o acesso a água pública”, ressaltou Leonardo Maggi, da coordenação do MAB. O dirigente nacional do movimento enfatizou a importância de combinar as lutas comuns, somando esforços nas mobilizações.

“O governo do estado vendeu a CEEE no pior momento da pandemia, impedindo os trabalhadores de saírem às ruas. Vemos os estragos que esse cenário causou na piora e aumentos dos serviços e vulnerabilidade dos trabalhadores. O MAB está junto nessa mobilização para defender a Corsan e outras empresas públicas de saneamento”, concluiu Maggi.

Lucas Gertz e Tomás Brunet, da coordenação do Levante da Juventude, enfatizaram que a defesa da água é fundamental para a garantia do acesso a esse bem que deve ser público e não produto de especulação do capital privado que visa apenas ao lucro.

“O momento é grave. Ainda mais para os jovens que sofrerão as consequências de uma privatização que prevê até 80 anos de entrega da exploração contratual do saneamento no RS. Vamos defender a água pública, a universalização do saneamento com serviços de qualidade e preços justos para que as próximas gerações possam desfrutar cada vez mais desse direito”, conclui o presidente do Sindiágua, Arilson Wünsch.

Fonte: Ascom Sindiágua-RS