O Sindicato dos Urbanitários do Maranhão (Stiuma) promoveu, no último dia 8 de junho, reunião para tratar do processo de implantação das microrregiões no estado,  criadas pela Lei Complementar nº 239/2021. A lei divide as microrregiões em: Norte Maranhense, Sul Maranhense, Centro-Leste Maranhense e Noroeste Maranhense.

Além de dirigentes do Stiuma, participaram do encontro, representantes da FNU, do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS) e do Projeto de pós-doutorado da UFMG-Privaqua.

Na reunião foi discutida a importância do governo do Maranhão e da direção da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA – agirem no sentido de agilizar o processo de implementação das microrregiões, que consiste, entre outras medidas, em criar os órgãos de governança com a participação dos municípios, do estado e da sociedade civil, e promover a instalação dos órgãos de participação social, espaço que deverá contar com a participação de representantes do sindicato.

O sindicato deve continuar a promover esses encontros, inclusive discutindo experiências já desenvolvidas por estados como Piauí e Rio Grande do Norte.

Todas essas ações têm como perspectiva garantir a permanência da CAEMA como prestadora pública dos serviços de saneamento no Maranhão e impedir processos de privatização da empresa.

Edson Aparecido da Silva, assessor de saneamento da FNU

 

Fernando Pereira, representante do Stiuma

 

Marcos Heleno Montenegro, representante do ONDAS

 

Francesca Mariutti, representante do Projeto de pós-doutorado da UFMG-Privaqua.