O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato à eleição deste ano, afirmou que o ministro Paulo Guedes (Economia) quer vender tudo, até os tapetes.

“Seu (Paulo) Guedes está tentando vender até os tapetes do Alvorada e do Planalto, porque eles não sabem falar a palavra desenvolvimento, não sabem falar a palavra educação, não sabem falar a palavra cultura, não sabem falar nada daquilo que necessitamos”, disse em Porto Alegre (RS), nesta quarta-feira (1º), em ato de defesa da soberania.

Lula criticou a venda da Eletrobras, em curso pelo governo, e se posicionou contrário ao projeto se desfazer do patrimônio nacional. Segundo o ex-presidente, a venda da Eletrobras vai inviabilizar programas sociais para levar energia elétrica aos mais pobres, como o Luz para Todos.

“Se a gente deixar privatizar a Eletrobras, se preparem porque as empresas não vão tomar conta apenas do preço da energia, vão tomar conta da água dos nossos rios, é capaz de não deixarem a gente nadar”, disse. “E mais grave: nunca mais haverá um programa como o Luz para Todos no qual o nosso governo colocou R$ 20 bilhões para fazer um programa que atendeu 16 milhões de pessoas que viviam na base de um candeeiro”, lembrou.

O ex-presidente lembrou que os interessados em comprar a Eletrobras, ou mesmo a Petrobras, terão que conversar com ele, caso ganhe as eleições de outubro. Lula defendeu um estado forte que seja responsável por garantir a cidadania do país. “Não tenho medo de dizer: eu não quero um estado fraco, eu não quero um estado pequeno, eu não quero um estado subserviente. Eu quero um estado forte, que seja responsável pela educação, pela saúde, pela geração de emprego, que seja responsável por aumentar o salário mínimo, que seja responsável por dar cidadania a cidadãos e cidadãs desse país”, discursou.

Lula disse que reconstruir a soberania não é tarefa só do PT ou da esquerda, mas de todos que têm compromisso com a dignidade, com o povo trabalhador e com o povo pobre.

Fonte: Amazonas Atual