Durante assembleia realizada na manhã da terça-feira, dia 17 de maio, os trabalhadores da Ambiental Cariacica (AEGEA) aprovaram por unanimidade o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para o período entre 2022 e 2023.

A categoria concordou com a proposta de reajuste em 10,16% do salário, estendendo o mesmo percentual para todas as cláusulas econômicas, a exemplo do tíquete alimentação, do auxílio dependente especial, do auxílio creche e do piso salarial, também usado para cálculo do pagamento de insalubridade.

Os trabalhadores ainda aprovaram a proposta de garantia do pagamento do tíquete alimentação para aqueles que se afastarem pelo INSS por um período de até seis meses. Outra conquista foi a aprovação da garantia do PLR, com previsão de receber a participação nos lucros e resultados até junho do próximo ano, assim como já acontece com os trabalhadores das demais PPPs da Grande Vitória.

Uma cláusula importante para a categoria e que também foi aprovada é a de unificar a data-base para os próximos ACTs, sendo adotada a mesma data das demais PPPs, mudando de 1º de abril para 1º de janeiro. E, também, o aumento da co-participação da empresa no pagamento da mensalidade do plano de saúde dos dependentes, subindo de 20% para 40%. Ou seja, o trabalhador vai pagar 60% e a empresa 40% do valor da mensalidade do plano de saúde para os dependentes.

Toda a negociação para o novo ACT contou com atuação da Comissão de Negociação, formada por representantes dos trabalhadores e por diretores do Sindaema. “A categoria participou de todo o processo e conseguiu um ótimo resultado para o Acordo Coletivo. Foi uma importante vitória”, enfatizou o presidente do sindicato, Fábio Giori.

Fonte: Ascom Sindaema-ES