A garra e a coragem de cada trabalhador e trabalhadora que participaram da vitoriosa greve de 20 dias na Cosanpa tornaram possível o acordo aprovado pela categoria. A direção da Cosanpa descumpriu o acordo coletivo em novembro de 2021 e vinha se recusando a negociar com a categoria.
A pressão da greve forte e participativa fez a direção da Cosanpa sentar para debater o reajuste salarial e no vale-alimentação. Inicialmente, a conversa da empresa era de excluir os 5% do vale, também chamado de ticket-alimentação, assim como excluir as parcelas retroativas, proposta que o Sindicato rejeitou em mesa e nem levou à apreciação dos trabalhadores/as.
Esse impasse fechou novamente o canal de negociação. Mas com a crescente adesão à greve e pressão política do senador Paulo Rocha e do secretário de Estado Jarbas Vasconcelos, a mesa de negociação foi restabelecida, chegando ao acordo que abrangeu os reajustes salariais e ticket e admitindo as parcelas retroativas, porém para serem negociadas em maio, junto com a data-base 2022.
Parabéns a todos e todas pelo acúmulo de força, garra e incrível disposição para a luta. Em maio, novamente vamos precisar de muita mobilização e união para seguir avançando nos direitos e interesses da categoria.

Clique no link abaixo e leia o Boletim do Stiupa

cosanpa290322

Fonte: Eliete Ramos- Ascom Stiupa