FRAUDE APONTADA NO BALANÇO DE SANTO ANTÔNIO ENERGIA
Balanço foi divulgado às pressas para agilizar a privatização da Eletrobras

Notícia grave publicada no Correio Braziliense desta terça-feira (8/3/2022)

A fraude apontada no balanço de Santo Antônio Energia deve ser investigada imediatamente.

Para entender, a usina é uma SPE/PPP da Eletrobras Furnas (43%) em sociedade com Cemig, Andrade Gutierrez e Odebrecht.

O balanço de Santo Antônio foi divulgado às pressas para agilizar a privatização da Eletrobras e está omitindo números relevantes (R$ 2 bilhões) que impactam no resultado e no PL da usina. Tudo para acelerar a Privatização da Eletrobras.

A Deloitte, auditora independente de Santo Antônio, deve explicações ao mercado junto com as diretoria de Santo Antônio, Furnas e Eletrobas.

Leia o que foi publicado pelo Correio Brazilienze, na coluna de DENISE ROTHENBURG

Usina de problemas
Pode vir mais um percalço no caminho da privatização da Eletrobras. A consultoria independente Deloitte recomendou à Santo Antonio Energia que ajuste o seu balanço de 2021, já publicado, para que sejam reportadas perdas em um processo de arbitragem em que a empresa foi derrotada. Trata-se da definição de responsabilidade de uma dívida com o consórcio construtor da usina. Sua inclusão no balanço representaria uma provisão em R$ 2 bilhões para a Santo Antonio pagar a dívida.

Nem vem
O problema é que refazer o balanço afetaria diretamente o cronograma de publicação das contas de Furnas e da Eletrobras. A divulgação dos resultados é uma das principais referências para que a operação de privatização da Eletrobras ocorra até 13 de maio, data considerada limite pelo comando da empresa para aproveitar a “janela de oportunidade” na Bolsa de Nova York, onde também será feita a oferta de ações da companhia.

Nem vai
Governo e Eletrobras pressionam a diretoria da Santo Antonio Energia para manter o balanço como está, e a privatização possa ir adiante. No entanto, de acordo com fontes que acompanham de perto esse processo, a Deloitte insiste na mudança da publicação do balanço. A queda de braço será grande.