Em assembleia realizada nesta quarta-feira (2/3), os trabalhadores da Eletronorte, em Brasília, decidiram por ampla maioria pela aprovação da greve por tempo indeterminado, com início a zero hora desta quinta (3/3). Desta forma, os trabalhadores da Eletronorte, em Brasília, se unem à paralisação dos trabalhadores da Eletrobras Holding (Base Rio de Janeiro) que entraram em greve no último dia 24 de fevereiro e têm nova assembleia marcada para este 3 de março, para avaliação do movimento.

Ainda nesta quinta (3/3), os eletricitários de Furnas (base Sinergia Campinas-SP) realizam assembleia às 18 horas para deliberar sobre possível paralisação.

O movimento grevista da categoria eletricitária tem como motivação romper com o constante desrespeito e descumprimento dos Acordos Coletivos de Trabalho específicos, diante de conciliação infrutífera no TST – Tribunal Superior do Trabalho. Entre as reivindicações dos trabalhadores está o pagamento da PLR 2018, horas extras, sobreaviso.

Cabe registrar que, de modo geral,  as direções das empresas do Sistema Eletrobras estão servindo à política neoliberal de desmonte do patrimônio público, com o claro objetivo de facilitar a privatização da Eletrobras.

Os eletricitários do Sistema Eletrobras estão em defesa dos direitos sociais e trabalhistas, conquistados em anos de muita luta.

Atualização em 3/3/22, às 15h50:
Novas adesões à greve a partir de 7 de março, definidas em assembleias de trabalhadores:
CGTELETROSUL; Base do STIU-DF Brasilia, Serra da Mesa e Gurup; Base Furnas Sindicato de São Paulo STIEESP

Leia também:
. Trabalhadores da Eletronorte entram em greve nesta quinta (3)

. Trabalhadores de Furnas deliberam sobre PLRs 2021-2018 e Diária de Refeições em assembleia virtual nesta quinta (3), às 18h, em 1ª chamada

. Trabalhadores da Eletrobras Holding (Base Rio) iniciam greve por tempo indeterminado