Os trabalhadores e as trabalhadoras do Sistema Eletrobras realizaram uma das greves mais fortes e combativas dos últimos anos, com a adesão maciça em todas as empresas. Foram 22 dias de paralisação contra o aumento  abusivo e as mudanças no plano de saúde, assim como, em defesa da manutenção da Eletrobras Pública. A categoria realizou de forma soberana suas assembleias e deliberou pela suspensão do movimento, mas mantendo o Estado de Greve.

Segundo o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), este indicativo visa respeitar a abertura de diálogo com o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o relator das ações do Plano de Saúde do ACT 2020/2022 neste Tribunal. Isso porque, o ministro orientou as partes a reabrirem a negociação nestes próximos 30 dias para uma possível mitigação do impacto do novo Plano de Saúde aos trabalhadores. E, caso não haja acordo nesse período, ele se comprometeu em realizar uma audiência de conciliação no TST em 30 dias.

O estado de greve significa que os trabalhadores e as trabalhadoras vão continuar mobilizados em defesa dos seus direitos e pela luta em defesa de uma Eletrobras pública, que vem sendo atacada por esse governo que faz de tudo para vender uma empresa estratégica para o país a preço de banana, como aponta o relatório do TCU que já se pronunciou sobre as irregularidades até mesmo no valor previsto para uma sua venda.

Fonte: FNU com informações do Sinergia-SP

Leia também:
. Eletricitários: agora é Estado de Greve!
. Após 16 dias de greve na Eletronorte movimento é suspenso
. Eletricitários seguem em estado de greve e mobilizados contra a privatização da Eletrobras
. TCU pode barrar venda da Eletrobras, subavaliada pelo governo Bolsonaro
. TCU descobre fraude bilionária na privatização da Eletrobras, que seria vendida a preço de banana