Reprodução: Sinergia CUT SP

A mobilização dos trabalhadores do Sistema Eletrobras que resultou em greve por de mais de 20 dias (iniciada em 17 de janeiro), com profunda demonstração de capacidade de resistência, luta e unidade, entrou em outra fase: os trabalhadores permanecem em estado de greve! A decisão de suspensão da greve por 30 dias, com retorno ao trabalho, foi tomada em assembleias de trabalhadores nas empresas do Sistema. A decisão seguiu os do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE).

Segundo o CNE, este indicativo visa respeitar a abertura de diálogo com o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que é o relator das ações do Plano de Saúde do ACT 2020/2022 neste Tribunal. Isso porque, o ministro orientou as partes a reabrirem a negociação nestes próximos 30 dias para uma possível mitigação do impacto do novo Plano de Saúde aos trabalhadores. E, caso não haja acordo nesse período, ele se comprometeu em realizar uma audiência de conciliação no TST em 30 dias.

A mobilização dos trabalhadores do Sistema Eletrobras, agora em estado de greve, segue forte também contra a privatização da Eletrobras!

A FNU/CNU parabeniza os trabalhadores pela demonstração de resistência e união, já transformando o movimento em vitorioso. Seguimos na luta por nossos direitos e por #EletrobrasPública. Agradecemos também aos sindicatos, federações, movimentos sociais e populares que nos apoiaram durante os dias de greve e continuam unidos à nossa luta em defesa da soberania energética nacional.

Leia também:
. Eletricitários: agora é Estado de Greve!
. Após 16 dias de greve na Eletronorte movimento é suspenso
. Após 22 dias de uma greve vitoriosa, trabalhadores(as) da Eletrobras suspendem movimento para aguardar abertura de negociações no TST

. TCU pode barrar venda da Eletrobras, subavaliada pelo governo Bolsonaro
. TCU descobre fraude bilionária na privatização da Eletrobras, que seria vendida a preço de banana