Os diretores do Sinergia-MS da capital e do interior do Estado finalizaram os trabalhos da oficina de planejamento para a Campanha Salarial da Energisa 2021/2022 nesta sexta-feira, dia 20 de agosto.

“Nós conseguimos atingir o objetivo da oficina que é definir as principais bandeiras e nosso mote da campanha deste ano. Os próximos passos são o lançamento da campanha e a assembleia para debater a pauta de reivindicações. E quem já tiver sugestão pode passar para algum dos diretores do sindicato”, explica o presidente do Sinergia-MS, Elvio Vargas.

Ao todo, foram três dias de debates por videoconferência. A programação contou com análises sobre a conjuntura nacional e regional, os anseios da categoria e os aspectos econômicos e jurídicos que impactam nas negociações salariais.

Neste terceiro dia de oficina, a diretora do Sinergia-MS, Alicéia Araújo, fez a apresentação da pesquisa realizada com os trabalhadores da Energisa/MS. Em seguida, os diretores analisaram as respostas sobre temas importantes, como: reivindicações da categoria, prioridades para as negociações do ACT 2021/2022, razões de trabalhar na empresa, treinamentos, normas de segurança, avaliação quanto a atuação do sindicato, entre outros.

A maioria dos trabalhadores que responderam ao questionário têm entre 30 e 39 anos (55%) e são sindicalizados (92%). Quanto à avaliação sobre a atuação do sindicato, quase 93% responderam como bom e ótimo.

A partir da análise da pesquisa, os diretores discutiram os anseios dos trabalhadores na campanha salarial. “Um dos anseios dos eletricitários é quanto ao ganho real, já que a inflação está alta e os trabalhadores estão sentindo no bolso, principalmente quanto à alimentação, além da não retirada de nenhum direito já adquirido”, comentou a diretora Alicéia Araújo.

A programação desta sexta-feira (20) também teve a participação do advogado e especialista em Direito e Processo do Trabalho pela PUC/SP, Alexandre Cantero, que integra a equipe da assessoria jurídica do Sinergia-MS e falou sobre como o sindicato tem atuado para defender as conquistas dos trabalhadores no âmbito jurídico.

“O Sinergia vem se destacando nos últimos anos por uma atuação apoiada pela categoria e orientada sob o ponto de vista jurídico. Estamos atentos a questões de data base, comum acordo e demais temas que integram as discussões envolvendo o Direito Coletivo do Trabalho, como forma de instrumentalizar a atuação sindical dos eletricitários”, destacou.

Por fim, os diretores do Sinergia-MS definiram as estratégias, as bandeiras e o mote da Campanha Salarial da Energisa-MS. A data do lançamento oficial da campanha e da assembleia para definição da pauta de reivindicações serão informadas nos próximos dias para a categoria.

Fonte: Ascom Sinergia-MS