A Eletrobras informou que 18 usinas do Mecanismo de Realocação de Energia (MRE), das empresas Eletrobras (Eletrobras Furnas, Eletrobras Chesf, Eletrobras CGT Eletrosul e Eletrobras Eletronorte) terão direito extensão de outorga, de um total de 28 usinas/complexos hidrelétricos.

A companhia disse também que suas usinas remanescentes deverão ser objeto de homologação adicional pela Aneel, que efetivará os aprimoramentos de pontos que necessitam de instrução, a fim de permitir os cálculos complementares pela Câmara de Comercialização de Energia (CCEE).

O resultado da homologação parcial da Aneel é composto por um total de 346 usinas, entre Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Usinas Hidrelétricas (UHEs). As empresas beneficiadas deverão, em até sessenta dias, realizar a manifestação de interesse, desistir das ações judiciais vinculadas ao GSF e realizar a renúncia de alegação de direito associada à isenção ou mitigação de riscos hidrológicos.

Usinas
– Barra do Rio Chapéu
– João Borges
– Eletrosul Boa Esperança (Castelo Branco)
– Complexo Paulo Afonso / Moxotó (UHEs Apolônio Sales (Moxotó), Paulo Afonso I, Paulo Afonso II, Paulo Afonso III e Paulo Afonso IV
– Curemas
– Luiz Gonzaga
– Sobradinho
– Xingó
– Coaracy Nunes
– Curuá-Uma
– Samuel
– Corumbá
– Estreito (LC Barreto de Carvalho)
– Funil (Furnas)
– Furnas
– Marimbondo
– Porto Colômbia

Fonte: Agência Canal Energia